Bom dia!           Sábado 28/11/2020   11:31
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Entretenimento > Cinema > Filme sobre TUNGA será exibido no Sesc Quitandinha com a Presença do Diretor Miguel De Almeida e Convidados - dia 22/11 ás 20h
Filme sobre TUNGA será exibido no Sesc Quitandinha com a Presença do Diretor Miguel De Almeida e Convidados - dia 22/11 ás 20h
19/11/2019 - 16:00 - O primeiro artista contemporâneo e o primeiro brasileiro a ter uma obra exposta no Museu do Louvre em Paris, Tunga é o personagem do documentário do cineasta Miguel De Almeida “TUNGA – O ESQUECIMENTO DAS PAIXÕES” (CUP distribuidora, 2019) que terá única exibição no dia 22 de novembro, sexta, 20h no Café Concerto do Sesc Quitandinha. A exibição do filme será seguida de debate com o diretor, e com o artista plástico Luiz Aquila, a cineasta Diana Iliescu e mediado pela pesquisadora e cineclubista Lilia Monteiro.

O filme mostra a trajetória do artista plástico Tunga, o reconhecimento internacional de suas obras, e conta com a participação de Cildo Meireles, Marina Lima, Miguel Rio Branco, Arthur Omar entre outros. Com dois pavilhões abrigando suas obras em Inhotin (BH-MG) e inúmeros prêmios pelo mundo, o pernambucano Antonio José de Barros Carvalho e Mello Mourão, conhecido como Tunga, estudou arquitetura e urbanismo no Rio, onde desenvolveu sua carreira nas artes plásticas iniciada na década de 70. Filho do poeta e jornalista Gerardo de Mello Mourão e de Léa Barros, uma das mulheres que posou para o quadro “As Gêmeas”, de Guignard, Tunga investigou literatura, filosofia, psicanálise, teatro, cinema e ciências exatas e biológicas para realizar seu trabalho através do desenho, escultura e performance.

O evento contará com a presença do diretor Miguel De Almeida que vem a convite do Sesc Quitandinha para a exibição do seu documentário e também para o lançamento do livro se livro “PRIMAVERA ANOS DENTES – A HISTÓRIA DOS SECOS & MOLHADOS” também no dia 22, sexta, às 18h30, com bate-papo do autor com o compositor Paulo Mendonça e o jornalista e pesquisador musical Nelson Kuster.

Miguel de Almeida é jornalista, poeta e cineasta, autor de “Trilha nos trópicos: refazendo o turista aprendiz”, “Tomie Otake” entre outros. É diretor editorial da Lazuli Editora e do site de artes visuais e cultura “O Beijo – revista de arte brasileira”. Além do documentário sobre o artista plástico Tunga, Miguel dirigiu o longa “Não estávamos ali para fazer amigos” (2015). É também o diretor artístico e apresentador das séries “Sala de Cinema” e “Contraplano” (SescTV), com cerca de 180 programas realizados. Foi Gestor da Casa de Cultura Mario de Andrade em São Paulo e escreveu para os jornais Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo e atualmente.

O evento é uma realização do Sesc, com apoio da CUP produtora e distribuidora, Grupo Solstício e Cineclube Raul Lopes. Entrada franca.

SERVIÇO:

FILME: TUNGA - Esquecimento das Paixões
Data e Horário: (Sexta) dia 22/11 ás 20h
Tel.: (21) 4020-2101

Local: SESC QUITANDINHA
Endereço: Avenida Joaquim Rolla, nº 2
Tel.: (21) 4020-2101
Bairro: Quitandinha
Cidade: Petrópolis/RJ
logo top cine em pe
Programação dos filmes em cartaz