Boa noite!           Quarta 27/10/2021   20:35
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Música > Alunos da Casa da Educação Visconde de Mauá marcarão presença na programação do Natal Imperial
Alunos da Casa da Educação Visconde de Mauá marcarão presença na programação do Natal Imperial
Apresentações em dezembro contarão com participação de 500 alunos

17/11/2019 - 08:51 - Pela primeira vez, alunos que participam das aulas de violão, violino, viola, canto, flauta doce e ballet na Casa da Educação Visconde de Mauá participarão da programação do Natal Imperial. “Oportunidade única para os alunos apresentarem todo o seu talento e tudo o que aprenderam nas aulas gratuitas na Casa para o grande público”, afirma o prefeito Bernardo Rossi. A participação dos estudantes – aproximadamente 500 - ocorrerá nos dias 10, 11, 12 e 13 de dezembro na Casa do Papai Noel, no Palácio de Cristal.

As apresentações serão gratuitas. “Os estudantes estão ensaiando e muito animados com essa possibilidade de mostrar tudo o que aprenderam para os amigos e familiares nessa festa linda do Natal Imperial”, contou a diretora da Casa da Educação, Maria Fernanda Secco.

No total, 500 alunos participarão das apresentações: são crianças e jovens que, após ou antes do turno escolar na escola onde estão matriculados, participam das oficinas oferecidas gratuitamente na Casa da Educação para alunos da rede municipal. A diretora da Casa da Educação enfatiza que, além de destacar o potencial artístico dos alunos, as aulas têm, ainda, reflexos positivos na rotina escolar dos alunos.

“As atividades realizadas no contraturno escolar auxiliam o processo de ensino aprendizagem dos alunos nas escolas. Concentração, disciplina, coordenação motora são alguns dos pontos trabalhados nas oficinas que ocorrem na Casa. Observamos e acompanhamos o rendimento dos alunos e estamos felizes com os resultados. Tanto as famílias quanto as escolas nos dão esse retorno positivo de rendimento escolar dos alunos que participam das aulas na Casa da Educação”, explica Maria Fernanda Secco.

A secretária de Educação, Marcia Palma, confirma: “A Casa é uma referência no atendimento dos alunos em aulas extracurriculares. Todos os cursos preparam os jovens para que eles possam identificar os seus talentos, mas, também, trabalha a questão da socialização e a importância da frequência das aulas e de se empenhar na conquista de boas notas. O resultado está sendo tão positivo que os alunos receberam esse convite de também mostrar o que aprenderam nessa programação belíssima do Natal Imperial”.

Os alunos do ballet – 240 - serão divididos em dois grupos e cada um deles participará de dois momentos na programação: no dia 10 de dezembro às 19h e no dia 11, também às 19h, com a apresentação especial do espetáculo “A loja de Brinquedos".

Já no dia 12, às 19h, será a vez da Companhia Maestro Guerra Peixe se apresentar também na Casa do Papai Noel, no Palácio de Cristal. Na ocasião, cerca de 250 alunos que participam das aulas de violão, violino, viola, canto e flauta doce apresentarão seis músicas para o público.

No dia 13 de dezembro, a Orquestra de Violões Raphael Rabello vai se apresentar às 18h30, no Palácio de Cristal. Serão 20 alunos da Orquestra mostrando o talento do violão para o público. No repertório, seis músicas.

Vale salientar que a Orquestra de Violões Raphael Rabello é uma iniciativa da produtora Bem Cultural produções em parceria com a Casa da Educação Visconde de Mauá. A orquestra foi criada para homenagear o violinista e compositor petropolitano Raphael Rabello, considerado um dos maiores violonistas brasileiros de todos os tempos.

Referência na oferta de aulas no contraturno escolar


Na Casa da Educação são oferecidos os cursos: viola, violino, violão, flauta, desenho, fotografia, coral, banda, capoeira, ballet, judô, karatê, inglês, alemão, jogos matemáticos, letramento, Educação Patrimonial e reforço em matemática. Atualmente, 850 alunos são atendidos na Casa da Educação. Além dos cursos no contraturno escolar, a Casa está abrigando uma turma da EJA – Educação de Jovens e Adultos – da 5ª fase. Além da grade curricular da EJA, os alunos têm a oportunidade de participar de oficinas oferecidas na Casa da Educação Visconde de Mauá.
Programação dos filmes em cartaz