Boa tarde!           Sexta 06/12/2019   14:06
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Entretenimento > Eventos Variados > Feriadão e Petrópolis Gourmet: Combinação Perfeita
Feriadão e Petrópolis Gourmet: Combinação Perfeita
Três dias de muitas atrações em vários espaços

14/11/2019 - 12:39 - Não há combinação melhor do que folga acompanhada de boa comida. E melhor ainda se tiver boa música e muita diversão. O Petrópolis Gourmet e o feriadão de sexta a domingo (15 a 17.11) são uma combinação perfeita.  Duas das mais aguardadas atrações acontecem neste período: Mercado Gourmet, no Hortomercado de Itaipava, o principal point dos distritos e a inédita Festa das Colônias, na Casa de Portugal. E sem falar nos 43 restaurantes que oferecem pratos de alta gastronomia e preços especiais.

A programação foi pensada em moradores e turistas. O Petrópolis Convention e Visitors Bureau quer que o morador da cidade curta raízes históricas e culturais aproveitando uma programação especial e compartilhe de toda esta riqueza, inclusive a gastronômica, com os visitantes.

A rede hoteleira já tem 80% de ocupação no feriadão, um pico exemplar em uma época considerada de ‘baixa temporada’. Muitos visitantes do Rio, Minas e municípios vizinhos já começam a chegar à Cidade Imperial nesta quinta-feira.

“O Petrópolis Gourmet chega ao feriadão já tendo cumprido uma extensa agenda desde o dia 06, quando abriu, mas ainda com muito fôlego com atrações especiais de sexta a domingo. Evento consolidado, a cada ano ele é ampliado e transformado para oferecer sempre novidades, porém sem esquecer a cultura, as raízes de nossa cidade”, assegura Samir El Ghaoui, presidente do Petrópolis Convention e Visitors Bureau, organizador do evento.

Festa das Colônias na Casa de Portugal

A casa é portuguesa, mas ela vai receber ainda as colônias italiana e alemã em um evento super esperado no Petrópolis Gourmet. A Casa de Portugal sedia a Festa das Colônias,               sábado e domingo, dias 16 e 17, das 10h às 23h. Os descendentes de nossos colonizadores vão mostrar o melhor dos pratos típicos, petiscos, doces e sobremesas e artesanato. Sem contar com muita dança dos grupos de cada nacionalidade que vão estar se apresentando.

E é uma festança em três ambientes: no salão principal, funcionarão os serviços de restaurante, com capacidade para atender a 350 pessoas e é onde acontecem as apresentações folclóricas de cada país. Os pratos poderão ser pedidos o entre 12h e 15h e, de 19h às 22h. Mas, a tarde toda tem muitas delícias: no horário entre 15h e 19h, nos intervalos para as atrações culturais, serão servidos bolinhos de bacalhau, pizzas e salsichões.

No Varandão ficam concentrados os produtos e artesanatos típicos de cada país, bem como a  venda de doces e sobremesas, e ainda a “Tracht Und Hut”, com exposição de trajes das colônias. E, no lounge, exposição e venda de bebidas, como vinhos.

Confira os horários das apresentações dos grupos:

Sábado, 16.11

16h - Grupo Italiano Nostra Família
17h - Grupo Português R.F. Casa de Espinho
18h - Grupo Alemão Kaiserstadt Kulture Kreis

Domingo, 17.11

16h - Grupo Português R.F. Camponeses de Portugal
17h -  Grupo Italiano Nostra Família
18h - Bauerngruppe Danças Folclóricas

Mercado Gourmet no Hortomercado em Itaipava

Produtos da cidade, comida boa, oficinas com chefs e degustação de bebidas. Quer melhor que isso? Então, junta tudo em um mesmo espaço. É o Mercado Gourmet, um dos programas mais aguardados nesta 19ª edição do Petrópolis Gourmet.  O espaço, no Hortomercado, em Itaipava, vai funcionar sexta e sábado, dias 15 e 16, das 10h às 20h e, domingo,  dia 17, de 10h às 17h.

Lá, o visitante vai encontrar orgânicos, pães, geleias, embutidos, tudo feito de forma artesanal e com o sabor que só se consegue em Petrópolis. Entre os expositores de produtos de Petrópolis já produtores de cerâmica, lareiras, produtos integrais, queijos, doces portugueses, pães, brownies, pizzas e massas,  geleias e conservas orgânicas e cervejas artesanais. São 22 expositores e mais de uma centena de produtos produzidos na cidade. E tem mais: haverá oficinas com os chefs, degustação de bebidas com o Senac e apresentação de grupos folclóricos.

A programação do Mercado Gourmet abre na sexta-feira com a nutricionista Juliana Maio, às 16h, falando sobre as receitas típicas de Portugal, Itália e Alemanha. No sábado estão programadas degustação de cervejas e vinhos promovida pelo Senac, oficina com preparo de massas, inclusive vegetariana e um workshop sobre cerveja. Domingo,  duas apresentações diferenciadas: a utilização das chamadas PANC,  Plantas Alimentícias Não Convencionais, na culinária e  a elaboração do “Overnight”, alimento preparado à noite, rico em fibras.

Inscrições abertas para as últimas oficinas desta edição

O ingresso para todas as oficinas é um quilo de alimento não perecível, arrecadação que será doada à Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos (APPO), Grupo de Comunicação Espiritual (GCE),  Lar Dom Ignácio de Loyola e Projeto Rodando com Tampinhas. E basta chegar aos locais com meia hora de antecedência, mas as vagas são limitadas.

Abrindo o feriadão, na sexta-feira, 15, a oficina começa às 14h, no Supermercado Bramil, com Marília Mills mostrando como arrumar uma bela mesa de Natal. Ainda na sexta, às 17h, no Shopping Itaipava, o Chef Fred Tibau, renomado profissional que durante longo tempo esteve à frente do Programa Estrelas, da Rede Globo, e hoje é Chef da Nestlé, ensinará o preparo da Torta Floresta Negra, um iten indispensável na culinária germânica.

No sábado, dia 16, também tem cozinha alemã, às 14h, no Arcádia Mall. Dois chefs pilotam a oficina: Antônio Barcellos  vai ensinar o falscher hase, que significa falsa lebre,  um delicioso bolo de carne e Fabio Derli  adoçará a todos com o apfelstrudel que é o strudel de maçã.

Também no sábado, encerrando as oficinas, D. Neyse Lioy cai ensinar como fazer uma cuca alemã, um dos pratos mais tradicionais dos colonizadores germânicos. Começa às 17h, no Shopping Itaipava.

SERVIÇO:

MERCADO GOURMET:

Local: Hortomercado Municipal
Endereço: Estrada União e Indústria,  9.726 - Itaipava
Horário - dias 15 e 16, das 10h às 20h e dia 17, de 10h às 17h.

FESTA DAS COLÔNIAS:

Local: Casa de Portugal
Endereço: Rua General Rondon, 715 - Quitandinha
Dias e horários – 16 e 17, de 11h às 23h

OFICINAS:

Informações no site www.petropolisgourmet.com.br
Programação dos filmes em cartaz