Bom dia!           Sábado 28/11/2020   10:17
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Animais de Estimação > Ilustradora Autodidata do Museu Nacional fará Exposição de Aquarelas Pet em Petrópolis -dia 23/11 de 11h ás 16h
Ilustradora Autodidata do Museu Nacional fará Exposição de Aquarelas Pet em Petrópolis -dia 23/11 de 11h ás 16h
As obras estarão à mostra no Pet Day Amigo Bicho, no Petrô, dia 24.

11/11/2019 - 11:52 - A bióloga e ilustradora Luciana Barreto vai realizar exposição de pinturas realistas em aquarelas  pets no sábado, dia 23, de 11h às 16h, no Pet Day Amigo Bicho, no Petropolitano da Roberto Silveira, nº 82, em Petrópolis. O evento com diversas atrações tem como entrada um quilo de ração para cães ou gatos a ser destinado aos animais abandonados de Petrópolis.

Luciana Barreto é apaixonada pelos animais e pela natureza desde criança. Mesmo sem a permissão dos pais para ter um animal de estimação, carregava ração na bolsa para alimentar cãezinhos e gatinhos abandonados. A admiração pelos animais a fez cursar biologia e trabalhar em diversos locais no cuidado ou catalogação das espécies, como  Jardim Zoológico do Rio de Janeiro, Instituto Argonauta e o Museu Nacional onde pôde aliar a biologia a um segundo amor.

“Com a faculdade e por passar por diversas instituições, eu tive a oportunidade de aprender sobre manejo da fauna e reabilitação de jacarés, tartarugas, pinguins, serpentes, corujas, animais marinhos, dentre outros. Assim como amava os animais desde pequena, adorava desenhar. Apesar de nunca ter tido a oportunidade de fazer um curso de desenho, sempre tentava desenhar observando de maneira atenta principalmente os animais, tentando pegar as formas deles”, conta.

O trabalho com a ilustração profissional começou em 2015 no Museu Nacional. “Eu conheci a ilustração científica na universidade e vi ali a possibilidade de trabalhar com duas coisas que eu amo. Assim que eu terminei a faculdade, eu me tornei bolsista técnica do Museu Nacional e eu sempre ficava depois do trabalho estudando desenhos científicos na lupa por conta própria. Até que passei a fazer ilustrações científicas dos animais das coleções para publicações de artigos científicos de pesquisadores, como ornitólogos, mastozoólogos e serpentologos”, continua.

Com referências artísticas em pintores realistas e naturalistas, como Eduardo Bretas, no tempo vago do trabalho, pintava cães e gatos. A primeira  aquarela pet foi de um rottweiler adotado após ser encontrado debilitado e perdido na estrada. A partir desta primeira inspiração, começou a postar no perfil do Instagram @lubaartwork e as pessoas começaram a pedir encomendas. “Apesar dos pedidos, eu continuava a trabalhar como bióloga. Somente há dois anos que eu passei a fazer aquarelas de maneira profissional”, destaca.

O terceiro e o quarto amor vieram ao conhecer o noivo na universidade. “Ele também é biólogo e trabalha com resgate de fauna na BR040. Eu estou em Petrópolis tem apenas quatro meses. Eu morava na cidade de Mangaratiba e o meu noivo morava aqui. Quando nos casamos, resolvemos vir para cá porque desde que eu conheci a cidade já me apaixonei. Uma cidade tão bela com tanta conexão com a natureza”, encanta-se .

Aos 28 anos, após participar de exposições de ilustração científica, Luciana vai realizar a primeira exposição em aquarelas pet, no sábado, dia 24 de agosto, no 2º Pet Day Amigo Bicho, no Petropolitano. A ilustradora também vai sortear um vale aquarela no evento e reverter parte da renda das obras para a proteção animal de Petrópolis. “Eu quero com meu trabalho , poder retribuir esse amor aos animais e à cidade. A vontade é de acolher todos no nosso lar, mas infelizmente nós não podemos, então eu posso oferecer uma porcentagem das vendas do meu trabalho para poder ajudar esses animais que são nossos amores”, finaliza.
Programação dos filmes em cartaz