Boa tarde!           Terça 27/10/2020   14:20
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Artigos > No Dia do Churrasqueiro, o expert José Pedro, da Lago Sul Churrascaria, dá dicas de como preparar um Bom Churrasco
No Dia do Churrasqueiro, o expert José Pedro, da Lago Sul Churrascaria, dá dicas de como preparar um Bom Churrasco
23/09/2019 - 12:35 - Grande paixão nacional, o churrasco é quase uma unanimidade no Brasil. A receita é tão apreciada que, além de existir o Dia do Churrasco, comemorado em 24 de abril, o calendário brasileiro também homenageia os responsáveis por preparar carnes deliciosas e manusear grelhas e espetos. Assim, o Dia do Churrasqueiro é celebrado no dia 30 de setembro.

E, engana-se quem acredita que para fazer um bom churrasco, basta cortar a carne e colocar na churrasqueira. São necessários alguns cuidados especiais que vão desde a escolha do corte, até o tempo de assar. O mestre churrasqueiro José Pedro, da Lago Sul Churrascaria, em Petrópolis, dá dicas de como preparar a receita corretamente.

Segundo o especialista, os melhores cortes para fazer churrasco são os da raça angus, por serem mais macios e com um marmoreio diferenciado. Os principais são: Prime Rib, Short Ribs, Beef Ancho (Filé de Costela),  Maminha Angus e a Costela Bovina. Não podemos de deixar de comentar da paleta de carneiro Uruguaia e, claro, a carne preferida dos brasileiros: a picanha. Segundo José Pedro, além da versão tradicional, uma boa dica é apostar na picanha nobre (corte central), por ser ainda mais suculenta. Outra dica: o ideal é trabalhar com carnes resfriadas e não congeladas.

Depois de escolher o corte certo, é necessário pensar na quantidade de pessoas que vai consumir o churrasco, para não correr o risco de ninguém sair insatisfeito ou haver desperdício, José Pedro afirma que o ideal para uma pessoa é de 400g a 450g para um churrasco em casa. Além disso, o especialista explica que a hora de temperar a carne faz toda a diferença para o resultado final. Se os cortes vão ser feitos na grelha, é necessário colocar uma quantidade de sal grosso reforçado nos maiores pedaços. Depois, quando eles estiverem assados, é preciso bater bem, para retirar o excesso.

Já se você optar pela carne no espeto, a dica é colocar um pouco de sal grosso em todo o corte uniformemente, e, em volta do mesmo, adicionar mais um pouco nas partes que foram cortadas, antes de levar à brasa. Para deixar ainda mais saboroso, além de usar o sal, o segredo do expert é temperar o baby beef com chimichurri ou mostarda, a maminha angus com pimenta e a picanha fatiada, o bife de chorizo e o contra filé argentino com alho.

Outra dica importante é não entrar no fogo com a carne gelada, sempre que possível, é legal deixar o corte “perder o frio” por 15 minutos. Com isso, você consegue selar mais rápido, não deixando a peça desidratar. Deixar a carne “descansar” por 10 minutos na parte superior da churrasqueira antes de servir faz com que a mesma sobressaia a cor rosada do grelhado.

Na hora de assar, o mais recomendado é o carvão de eucalipto sem umidade para não passar fumaça para a carne.

“Os cortes especiais levam de 20 a 25 minutos para ficar no ponto certo. Mas há exceções, uma costela de boi demora de 3h30 a 4h para ficar boa no fogo lento, pois é um corte bem maior. Ah, e outra dica importante: a carne não pode ficar muito próxima da brasa e nem o fogo com a labareda muito alta, senão agride o corte. E também não pode ficar jogando água para apagar, se precisar, tem que afastar a carne e assar só no calor”, finaliza José.

SERVIÇO:

Local: Lago Sul da Churrascaria
Endereço: Rua República da Argentina, 259 - Quitandinha, Petrópolis
Tel.: (24) 2237-3779 ou 2237-1947

Capacidade: 390 lugares
Horário de Funcionamento: de segunda a sábado de 11h30 às 23h, domingo de 11h30 às 18h30
Valores: Dias de semana - R$ 82,90, por pessoa;
             Fins de semana e feriados prolongados -  R$ 91,90, por pessoa (crianças até 4 anos não pagam; de 05 a 10 anos pagam 50%)
Programação dos filmes em cartaz