Boa tarde!           Sexta 06/12/2019   14:10
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Entretenimento > Eventos Variados > Semana Nacional de Trânsito será aberta com Evento voltado aos Motociclistas - dia 18/09
Semana Nacional de Trânsito será aberta com Evento voltado aos Motociclistas - dia 18/09
15/09/2019 - 12:50 - A Semana Nacional de Trânsito inicia nesta quarta-feira (18.09) com a Parada Positiva, evento em parceria com a Motomundi voltado aos motociclistas. A ação ocorre a partir das 9h no entorno da Praça D. Pedro. O objetivo é conscientizar a categoria sobre a importância de um trânsito mais seguro. Na ocasião um profissional fará um checklist do veículo, verificando as condições dos pneus, faróis e freios. Em seguida, seguirão para ação educativa, que tem foco em demonstrar aos motociclistas os pontos cegos dos motoristas no carro e que podem causar acidentes.

A importância da ação de conscientização vem da necessidade de mudança de comportamento. Dados do Anuário Estatístico de Acidentes de Trânsito 2018, que será apresentado na íntegra no Dia Nacional do Trânsito, 25 de setembro, quando termina a Semana, apontam que 50% dos óbitos registrados no ano passado são de vítimas de acidentes com motociclistas. Foram 13 mortes de um total de 26 – número alto, considerando que até 2018 a frota de motocicletas representava 17% do total de veículos da cidade.

“A situação com acidentes envolvendo motociclistas é grave e, por isso, estamos intensificando as ações de prevenção. O município já chegou a arcar com uma única vítima de acidente de moto R$ 350 mil em janeiro deste ano. Então o impacto causado na sociedade se dá no Estado, no DPVAT, no INSS e, principalmente, na família daquela pessoa. É preciso se conscientizar cada dia mais e é por isso que estamos buscando formas de esclarecer o risco que um acidente de moto pode causar”, destaca o diretor-presidente da CPTrans, Jairo Cunha.

A programação da Semana Nacional de Trânsito vai destacar a participação dos alunos do Liceu Municipal Cordolino Ambrósio, com atividades nas ruas do Centro. Haverá ação educativa voltada aos motofretistas que atuam na cidade na quinta e na sexta-feira. A ideia é levar informações sobre a segurança viária no dia a dia de trabalho da categoria. Na segunda-feira (23)  e na terça-feira (24) haverá panfletagem de material informativo sobre acidentes de trânsito e segurança viária. Já no dia seguinte (25), a apresentação do Anuário será realizada na Casa dos Conselhos, a partir das 14h, que fica no prédio anexo à Prefeitura, no número 260 da Avenida Koeler.

O Dia Nacional do Trânsito foi instituído a partir da criação do Código de Trânsito Brasileiro, em setembro de 1997. O principal objetivo desta data é o desenvolvimento da conscientização social sobre os cuidados básicos que todo o motorista e pedestre deve ter no trânsito. Todos os anos um tema específico é debatido ao longo de toda a Semana do Trânsito. Os temas abordados são escolhidos pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) e está inserida na Semana Nacional do Trânsito, que ocorre anualmente entre 18 e 25 de setembro.
Programação dos filmes em cartaz