Boa noite!           Terça 21/09/2021   18:08
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Entretenimento > Eventos Permanentes > Vem ai a Serra Serata, a Festa da Cultura Italiana de Petrópolis de 18 a 22/09 no Palácio Cristal
Vem ai a Serra Serata, a Festa da Cultura Italiana de Petrópolis de 18 a 22/09 no Palácio Cristal
Palácio de Cristal será transformado em uma verdadeira “piazza italiana”, de 18 a 22 de setembro

04/09/2019 - 17:41 - Depois de celebrar as culturas germânica e japonesa – com sucesso de público, Petrópolis se prepara agora para homenagear os mais de 115 mil descendentes de imigrantes de italianos que vivem hoje na Cidade Imperial. A Serra Serata, que acontece de 18 a 22 de setembro no Palácio de Cristal, promete continuar o sucesso dos grandes eventos no município, com muita música, dança folclórica, atividades para as crianças, além, claro, das delícias da culinária típica, que é uma das principais características da cultura italiana, famosa em todo o mundo.

O evento é promovido pela prefeitura, através da Turispetro e do Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE), em parceria com a Casa D’Italia Anita Garibaldi, e tem entrada gratuita. Durante os cinco dias de festa, o público vai poder contar com cerca de 40 atrações. “Petrópolis é muito plural, temos influência de diversas culturas e a italiana é uma delas. Vamos homenagear os imigrantes italianos que também ajudaram no desenvolvimento da nossa cidade com essa grande festa. É uma oportunidade também para aquecermos a economia através do turismo”, frisa o prefeito Bernardo Rossi.

A festa será aberta às 19h na quarta-feira (18.09), e até domingo (22.09) os amantes da cultura italiana vão poder mergulhar nas tradições e costumes desse povo através das atrações culturais. O evento vai contar com atrações como: Três Tenores Brasileiros; Tributo a Renato Russo com o Concreto Humano; Tributo a Laura Pausini com Cristiano Gavioli; Tributo a Eros Ramazzotti com A Rebelião; além performance de violinos; danças folclóricas; teatro; contação de histórias para as crianças; entre diversas outras. O público também poderá se divertir com um estande de figurino e até um gondoleiro e sua gôndola nos jardins do Palácio.

“Além da gastronomia, que é o ponto alto dessa festa, preparamos uma programação repleta de atrações para transformar o Palácio de Cristal em um pedacinho da Itália. Temos certeza de que as pessoas vão aproveitar bastante esses cinco dias de festa”, destaca o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE), Marcelo Florencio.

Todo o atrativo vai contar com decoração nas cores da Itália, assim como as barracas de alimentação também recebem ornamentação especial. Além disso, para que a festa não perca sua característica de preservação da cultura e do folclore italianos, o cardápio de produtos a serem comercializados será tipicamente italiano, conforme cardápio sugerido pela Casa D’Itália. Nele estão delícias como: pizza, foccacia, bruschetta, polenta, spaghetti, gnocchi, risotto, frittata, entre outros.

“É uma festa para as pessoas curtirem com toda a família e temos certeza de que vai atrair muitos turistas. Através dos eventos, temos conseguido aumentar o movimento de visitantes na cidade, o que ajuda a aquecer a economia do município”, acrescenta o secretário da Turispetro, Marcelo Valente.

A Serra Serata teve origem da Festa Italiana, que teve suas quatro primeiras edições em Cascatinha, distrito onde muitos imigrantes se estabeleceram para trabalhar na Companhia Petropolitana de Tecidos. Além do apelo turístico que a festa ganhou, o evento tem grande importância pela participação de imigrantes italianos no desenvolvimento de Petrópolis.
Programação dos filmes em cartaz