Boa tarde!           Sexta 20/09/2019   12:56
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Notícias > Manual de Calçadas Acessíveis é apresentado na Câmara Municipal
Manual de Calçadas Acessíveis é apresentado na Câmara Municipal
23/08/2019 - 18:35 - O Manual de Calçadas Acessíveis, documento construído pela prefeitura com apoio da Firjan e da ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland), foi apresentado hoje (23.08) na Câmara Municipal. O presidente em exercício, vereador Maurinho Branco (PP), e os vereadores Marcelo Lessa (SD) e Marcelo da Silveira (PSB), além de representantes dos vereadores Silmar Fortes (MDB), Jorge Relojão (PRP) e Gilda Beatriz (MDB), acompanharam a explicação do coordenador de Planejamento e Gestão Estratégica, Dalmir Caetano, que fez a explanação sobre o documento que apresenta orientações técnicas sobre como devem ser feitos e conservados os passeios públicos.

De acordo com o vereador Maurinho Branco, essa é uma ótima oportunidade para que toda sociedade possa ter acesso a esse importante material.

“O trabalho que foi realizado é completo, técnico e com especificações que atendem a todas as demandas necessárias relacionadas ao tema. A Câmara estará à disposição para auxiliar no que for preciso, com o objetivo de divulgar o material”, destaca o vereador.

O projeto tem um caráter inclusivo. Essa ação inclusiva passa pelas pessoas com deficiência motora, visual e auditiva, os idosos, as grávidas ou quem condutores de carrinhos de bebês, com objetivo de que esses grupos possam usufruir de forma real de todo espaço nas calçadas. O manual ainda trata de pontos como largura adequada, segurança, continuidade, iluminação, pavimentação adequada, drenagem, mobiliário urbano, rampas e segregação das calçadas.

“Estamos agora no momento de divulgação do manual para todos os segmentos da sociedade. Estamos aqui demonstrando aos vereadores o trabalho que foi feito para a construção do material, que levou dois anos para ter sua formatação definitiva”, aponta Dalmir Caetano.

“Para aqueles que têm algum tipo de limitação de mobilidade, esse material se torna muito importante. Parabenizo a todos os envolvidos pelo trabalho realizado”, disse o vereador Marcelo da Silveira.

O vereador Marcelo Lessa também afirmou que “o material direcionado para inclusão e com esse caráter técnico é de suma importância como política pública para a população petropolitana”.

A Prefeitura, em breve, enviará a Câmara Municipal o projeto de lei que irá instituir o manual como política pública permanente. Esse material, após a aprovação da casa legislativa, será encaminhado para empresas e profissionais que atuam no setor de construção e para a população em geral nos formatos digital, disponibilizado no site www.petropolis.rj.gov.br e no impresso.
Programação dos filmes em cartaz