Boa tarde!           Sexta 20/09/2019   13:46
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Artigos > Hambúrguer Vegetal da Embrapa e Sottile no Rio Gastronomia 2019 acontece dos dias 16 a 18 e 22 a 25 de agosto
Hambúrguer Vegetal da Embrapa e Sottile no Rio Gastronomia 2019 acontece dos dias 16 a 18 e 22 a 25 de agosto
15/08/2019 - 09:18 - O New Burger, hambúrguer vegetal desenvolvido pela parceria entre a Embrapa Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro) e a Sottile Alimentos, empresa de Niterói (RJ), estará sendo servido no Food Truck El Cozu, de comida mexicana, na 9ª edição do Rio Gastronomia, um dos maiores eventos do ramo no Brasil e que acontece de 16 a 18 e 22 a 25 de agosto, no Píer Mauá, na Zona Portuária do Rio de Janeiro.

O hambúrguer vai compor o Guaca Burger, um dos sanduíches mais tradicionais do El Cozu, na versão vegetariana feita com pão de brioche, queijo muçarela, guacamole e cebola roxa caramelizada.

“Estamos muito satisfeitos com essa parceria podendo levar o New Burger, produto 100% plant-based, rico em fibra, ferro e proteína, para a feira que é um dos maiores eventos gastronômicos do Brasil”, diz o sócio da Sottile, Bruno Rosolem.

O analista da Embrapa, André Dutra, destaca que o trabalho realizado com o setor produtivo está alinhado à missão e visão da Embrapa. “A cooperação técnica de Pesquisa e Desenvolvimento resultou, além do hambúrguer, em quatro outros novos produtos enriquecidos com a fibra de caju, o que é de grande importância para o público interessado na alimentação plant-based que cresce no Brasil e no mundo”.

O hambúrguer

A receita do New Burger conta com ingredientes que proporcionam características muito próximas às dos produtos elaborados com carne bovina, além da adição da fibra de caju proveniente do Ceará, onde a Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza) desenvolveu estudos que possibilitaram a sua utilização como ingrediente.

De acordo com Dutra, o uso da fibra de caju, oriunda da fruta nativa com grandes extensões de plantio e produção na Região Nordeste, promove uma solução sustentável ao descarte da indústria de suco. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que, em 2017, o Brasil produziu quase 60 mil toneladas de caju, sendo que 75% correspondem à fibra após o aproveitamento do suco e da castanha.

Além do hambúrguer, a parceria entre Embrapa e Sottile levou ao desenvolvimento de coxinha, nugget, cafta e bolinho - sendo que este último imita o sabor do bolinho de siri – sem o uso de ingredientes de origem animal.
Programação dos filmes em cartaz