Boa noite!           Quinta 28/03/2024   20:38
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Notícias > Alunos da Faetec Petrópolis conquistam 1ª lugar da Etapa Regional da Olimpíada Brasileira de Robótica
Alunos da Faetec Petrópolis conquistam 1ª lugar da Etapa Regional da Olimpíada Brasileira de Robótica
13/08/2019 - 15:01 - A equipe SIR Breguete, formada pelos alunos Lucas da Silva Muniz, Bianca Domingos Guarizi e Christian das Neves Moreira, do último ano do Ensino Médio Técnico em Tecnologia da Informação, do Centro Profissional em Tecnologia da Informação (CPTI), unidade da Faetec Petrópolis, ganhou a medalha de ouro na Etapa Regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), realizada no último sábado, dia 3 de agosto, em Teresópolis, na Região Metropolitana do Rio. Os estudantes agora seguem na disputa na modalidade prática, quando o robô vai concorrer na Etapa Estadual da Olimpíada, no dia 22 de setembro, em Petrópolis.

O projeto, incluindo construção e programação do robô, foi desenvolvido pelos alunos no Laboratório de Sistemas Inteligentes e Robótica (SirLab), da Faeterj Petrópolis, sob a orientação do professor Alberto Angonese. A máquina SIR Breguete funcionou de forma autônoma na competição e superou uma série de desafios propostos pela organização do evento, como desvio de obstáculos, suplantação de detritos e resgate de vítimas.

A Faetec Petrópolis foi a única instituição pública que estava competindo na etapa regional em Teresópolis. Segundo o professor Alberto Angonese, a conquista do primeiro lugar mostra todo o potencial dos alunos da unidade.  “Essa medalha é uma grande motivação para os nossos alunos, pois mostra o desempenho e a superação deles para os desafios acadêmicos, além de representarmos efetivamente a qualidade que o Ensino Médio Técnico público possui”, destacou Angonese, que leciona na Rede Faetec há 15 anos.

O curso Técnico em Tecnologia da Informação tem duração de um ano e meio e possui um projeto de integração entre os alunos de nível superior com os alunos do Ensino Médio Técnico da instituição. A proposta é de ofertar oficinas em robótica com o foco principal na preparação para a OBR.

Para a estudante Bianca Domingos Guarizi, de 18 anos, moradora de Petrópolis, a participação da OBR foi muito comemorada pela equipe. “Foi o nosso primeiro contato com a Olimpíada. Foi incrível participar, pois tivemos a oportunidade de conhecer outras equipes. A gente conversou sobre robótica e conseguimos ter outras perspectivas e ideias sobre o nosso robô. Eu fiquei na parte de programação. Pensar como o robô vai ficar é fácil, mas colocar isso em código é bem complicado. É muito bom escrever o código e depois ver o robô fazendo o que nós programamos”, comemorou a aluna.

O presidente da Faetec, Romulo Massacesi, comemorou a qualificação dos alunos na Olimpíada. “Estamos muito felizes por termos alunos participando de várias competições no Estado e no país. Eles estão colocando em prática tudo que aprenderam em sala de aula. Temos a certeza de que estamos contribuindo na formação de qualidade desses futuros profissionais”.

A boa atuação na unidade da Faeterj Petrópolis não é novidade na competição. Em 2014, os alunos obtiveram o primeiro lugar na etapa estadual da OBR, além do título de vice-campeão latino-americano de robótica, entregue ao Centro de Educação Profissional de Petrópolis. E em segundo lugar na categoria RoboCup Simulation 2D e em quarto lugar na categoria IEEE Very Small Size Soccer na Latin American Robotics Competition. Já em 2016, os alunos do Ensino Médio foram campeões da OBR Regional e Estadual. O Laboratório de Sistemas Inteligentes e Robótica da unidade já se tornou referência no segmento. “Estamos sempre fazendo a diferença, uma vez que somos protagonistas no Estado na área de robótica e automação”, festejou o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Leonardo Rodrigues.

OBR

A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é uma das olimpíadas científicas apoiadas pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPQ) e o Ministério da Educação, em parceria com a Fundação Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC), que tem como objetivo principal identificar novos talentos e estimular jovens estudantes do Ensino Fundamental, Médio ou Técnico a seguirem carreiras científico-tecnológicas. É uma iniciativa gratuita e sem fins lucrativos. Na modalidade prática da OBR foram mais de 5 mil equipes inscritas neste ano. A grande final da modalidade prática será a Etapa Nacional, entre os dias 22 a 26 de outubro de 2019, no Rio Grande do Sul.

Faetec Ferreira Viana na OBR

Os alunos dos cursos de Telecomunicações, Eletrônica, Edificações e Mecânica da Faetec Ferreira Viana, no Rio de Janeiro, vão participar no dia 31 de agosto (sábado), da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). Durante todo o dia, as três equipes com 10 alunos competidores, participarão da etapa regional na modalidade prática da OBR, na Universidade Veiga de Almeida (UVA), na Tijuca, Zona Norte do Rio.
Programação dos filmes em cartaz