Boa noite!           Sbado 20/04/2024   02:15
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Notícias > Ronda Escolar encerra Primeiro Semestre com 930 Visitas Preventivas
Ronda Escolar encerra Primeiro Semestre com 930 Visitas Preventivas
Serviço mantido pela Guarda Civil junto às escolas do município vem apostando em prevenção, como palestras e mediação de conflitos

15/07/2019 - 16:00 - Maria Aparecida Abreu de Freitas é diretora na Escola Municipal Amélia Antunes Rabello há 19 anos, mas dentro do colégio e até mesmo na comunidade onde fica, no Madame Machado, ela é a “Tia” ou “Dona” Abreu. O tratamento carinhoso que ela recebe reflete um trabalho de proximidade grande com os alunos e os pais, e que é feito com um objetivo claro: entender o que passa com cada estudante e com a família delas para saber o impacto na aprendizagem das crianças. É, na opinião dela, um trabalho preventivo a qualquer situação que possam causar impacto negativa no processo de ensino, e que tem na Ronda Escolar um apoio muito valioso.

O serviço realizado pela Guarda Civil tem investido bastante em prevenção neste ano. Para isso, está apostando mais nas palestras diretas com os alunos, na mediação entre alunos e pais para solução de eventuais ocorrências e, principalmente, numa maior frequência de visitas às escolas. No primeiro semestre, foram feitos 930 atendimentos, sobretudo com caráter preventivo. Na Amélia Antunes Rabello, por exemplo, a equipe que atende a região de Itaipava e dos distritos faz visitas pelo menos três vezes por semana. Mas o atendimento de ocorrências são minoria, as visitas são principalmente parte de uma rotina para evitar, por exemplo, a evasão escolar, o não uso do uniforme e outras situações de menor gravidade.

“A Ronda Escolar tem esse papel de, não só atender ocorrências, mas de trabalhar de forma a evitar situações que podem atrapalhar o processo de educação das crianças. Esse papel preventivo é extremamente importante para os alunos e também para todos os funcionários da escola, porque dá tranquilidade para o serviço dos professores e outros profissionais”, ressalta o prefeito Bernardo Rossi.

Para a diretora, as situações que ocorrem na escola são reflexo do que ocorre em casa, por isso a necessidade de uma solução diferenciada, particular, em que a Ronda Escolar tem ajudado bastante.

“Quando a gente chama, eles vêm na escola. Se for algo de imediato, nós mesmo resolvemos e depois chamamos a família para esse contato com a Ronda Escolar. São 19 anos aqui na escola em que eles me acompanham. Toda vez que solicitei, eles vieram, não só para fazer esse papel de mediação, mas de companheirismo mesmo. Eles fazem parte da escola. Eles vão nas salas, conversam com os alunos, orientam. A fala da Ronda vem acrescentar o que a escola diz. A prevenção que eles vêm fazendo tem nos ajudado muito”, conta.

“Nós encerramos o primeiro semestre escolar de 2019 com 930 visitas. Neste número estão incluídas as palestras que fazemos com alunos, que passou por 20 escolas só até o recesso. Esta é fórmula que temos usado e que a gente sabe que terá uma repercussão muito grande não só no comportamento deles agora, mas para toda vida desses estudantes. Falamos muito sobre bullying, sobre comportamento na escola e em casa, que são temas importantes para eles”, destaca a coordenadora da Ronda Escolar e subcomandante, Cláudia da Conceição.

Trabalho preventivo é atribuição da Guarda

Só no primeiro semestre deste ano já aconteceram palestras nos colégios Paroquial Nossa Senhora das Graças (Quarteirão Ingelheim); Rotary (Centro); Maria Campos (Centro); Santo Antônio (Alto da Serra); Rubens de Castro Bomtempo (Vila Felipe); São Geraldo (Carangola); Lúcia de Almeida Braga (Carangola); Rosalina Nicolay (Siméria); José Fernandes da Silva (Alto da Serra); Jandira Bordignon (Quitandinha); Germano Valente (Centro); Duque de Caxias (Bairro Esperança); Jorge Amado (Estrada da Saudade); Dom Pedro de Alcântara (Santa Rosa); Ana Mohamad (Sargento Boening); Senador Mario Martins (Caxambu); Nossa Senhora de Fátima (Contorno); Paroquial Loteamento Samambaia (Loteamento Samambaia); Hercília Moret (Corrêas); e Maestro Guerra Peixe (Estrada de Saudade).

A realização desse trabalho preventivo atende a atribuição dada pelo Estatuto Geral das Guardas, que prevê o “compromisso com a evolução social da comunidade” entre os princípios da corporação.

“Esse trabalho é feito tanto nos arredores do Centro quanto nos distritos, são 17 agentes que participam desse serviço indo nas escolas na entrada e saída dos alunos e também durante a EJA (Educação de Jovens e Adultos). A nossa atuação tem na prevenção uma parte importante, e a Ronda Escolar tem cumprido essa função”, diz o comandante da Guarda, Jeferson Calomeni.

“O trabalho da Ronda Escolar tem grande importância para toda rede, garante a segurança para todos os alunos, professores e todo corpo de funcionários. E é importante sobretudo pelo contato direto dos agentes com os alunos, fazendo a orientação sobre temas que fazem parte da vida deles”, coloca a secretária de Educação, Márcia Palma.
Programação dos filmes em cartaz