Bom dia!           Quinta 21/11/2019   08:54
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Notícias > Laura Lydia, artista plástica premiada com o trabalho Ervas SP, já está em Petrópolis para o Festival Sesc de Inverno
Laura Lydia, artista plástica premiada com o trabalho Ervas SP, já está em Petrópolis para o Festival Sesc de Inverno
FESTIVAL SESC DE INVERNO

Assim como fez no Elevado do Minhocão, em São Paulo, Laura está mapeando a vegetação do entorno do Quitandinha e, cujo resultado estará em cartaz no Palácio durante o evento que começa dia 19.

11/07/2019 - 14:36 - O Festival Sesc de Inverno começa só dia 19 de julho, mas quem tiver ansioso para saber o que vem por aí em relação a artes visuais, pode ir ao Sesc Quitandinha conversar com a artista plástica Laura Lydia e conhecer o seu trabalho. Desde o início do mês ela está desenvolvendo pesquisas no entorno do Palácio Sesc Quitandinha e o resultado desse mapeamento ficará em cartaz durante o evento. Veja a programação completa em www.festivalsescdeinverno.com.br. 

Nascida por acaso na Espanha, a moradora do Rio foi vencedora em 2014 do prêmio Funarte Mulheres nas Artes, com o projeto “Ervas sp - Ocupação Elevado Costa e Silva”. É o resultado de um mapeamento do elevado conhecido como Minhocão, que liga as zona leste e oeste de São Paulo, para identificar a vegetação nascida espontaneamente de suas fendas e, posteriormente, realizar intervenções artísticas, com desenho e pintura no concreto, em interação visual com as plantas. Em resumo, a ideia é mostrar de forma poética a resistência da natureza frente ao concreto, tentando retomar um lugar que era inicialmente seu.

No entorno do Quitandinha, a artista está desenvolvendo trabalho semelhante, adaptado ao local. Está mapeando pássaros e vegetação e criando uma mostra que ficará exposto ao público no interior do palácio. O trabalho, em sua forma e metodologia – que envolve o espaço e  o contato com os artistas locais -, está alinhado ao mote desta edição do evento, que trata da questão dos territórios, uma forma de valorizar a identidade e a produção artística da região.

Quem quiser conhecer o trabalho e conversar com a artista pode ir ao Sesc Quitandinha, de quinta a domingo, das 10h às 17h. O agendamento deve ser feito pelo telefone (24) 2291-4465. Além de artes visuais, o Festival Sesc de Inverno, um dos maiores eventos de cultura multilinguagem do país, contempla atrações em literatura, cinema, música, teatro, dança e circo.

SAIBA MAIS SOBRE LAURA LYDIA

Laura Lydia vive e trabalha no Rio de Janeiro desde 2013. Formada em Artes Plásticas pela Unicamp, em 2003, e pós-graduada no Centro Cultural Mariantônia/USP, em 2010, desenvolve trabalhos que trafegam entre o desenho, a gravura, a fotografia e intervenções urbanas, elegendo a relação entre cidade e espaço natural como motivo principal de investigação.

Realizou 3 exposições individuais, dentre as quais se destaca “(R)existências”, na Galeria Luis M Art Lab em São Paulo, em 2016. Das coletivas das quais participou destacam-se “DisseCada” e “Paisagem Grão de Areia” em 2018, no Rio e Janeiro, “[O Desenho que Está] Insistente Novamente”, no Centro Cultural Ordováz filho, em Caxias do Sul, e “Self Service”, no Despina, onde abriga seu ateliê, ambas em 2017; “Às vezes é melhor fazer uma sopa”, no espaço SARACURA, em 2016, e na Galeria Gravura Brasileira, pelo SP Estampa, em 2012 e 2013, em São Paulo.

Entre os Salões dos quais participou, destacam-se o Salão de Jataí, e Praia Grande este ano, o SAC de Piracicaba, em 2018, 2017 e 2014, no qual recebeu o prêmio “Leitura de Portfólio”; e Salão de Atibaia, em 2012. Em 2017 participou do encontro de antropologia ReACT, na USP/SP, com exposição e oficina de desenho e do projeto de artes integradas (ProAC) “Riotietê e outras derivas”, como artista convidada. Este ano foi selecionada para o programade exposições MARP, Ribeirão Preto, participa da coletiva “Da linha, o fio”, no Espaço Cultural BNDS, Rio de Janeiro e será artista residente no Festival Sesc de inverno, em Petrópolis. Já realizou trabalhos para as unidades do sesc Santo Amaro, Bom Retiro, Pompeia e Campinas (SP), na maioria vinculados ao seu projeto “Ervas sp |Ocupação Elevado Costa e Silva”, que recebeu em 2014 o prêmio Funarte Mulheres nas Artes. Atua também como professora de artes visuais e ilustradora.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE ARTES VISUAIS DO FESTIVAL SESC DE INVERNO

Consulte as sinopses em www.festivalsescdeinverno.com.br

TERESÓPOLIS

Exposição Releitura
Exposição Crocheterè
Exposição Seu Claro
Leitura de Portfólio com Shannon Botelho
Oficina pratica de artes visuais Crochê em 3D
Oficina - Organização e Montagem de Exposições, com Marcello Camargo
Residência Artes Visuais com Rick Rodrigues

PETRÓPOLIS - Quitandinha


Exposição Esse Nosso Território... Naif
Exposição Tecer Mundos
Exposição Serra Graffitti
Exposição Memoria Quitandinha
Leitura de Portfólio
Oficina - Organização e Montagem de Exposições, com Marcello Camargo
Residência Artes Visuais

NOGUEIRA

Exposição Silhuetas em Ação - Rodrigo Adrián
Oficina de Aquarela
Oficina de Fotografia em Diversos Dispositivos
Exposição Traços e Rastros – Arthur Hendrix

TRÊS RIOS

O Barro em ciranda: Uma cartografia
Encontro com Artista e curador da exposição

DUAS BARRAS

Exposição Relicário uma homenagem à vida e as obras de Edson Felipe
Oficina Vivência Prática e Teórica de Fotografia

NOVA FRIBURGO

Exposição Dona Mariquinha
Exposição Tramas de uma Cidade
Leitura de Portfólio com Shannon Botelho
Oficina - Organização e Montagem de Exposições, com Marcello Camargo
Exposição Território da Mata (distritos de São Pedro da Serra e Lumiar)
Programação dos filmes em cartaz