Boa noite!           Domingo 18/08/2019   01:50
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Notícias > Theatro D. Pedro entra em reforma e recebe Abraço Simbólico nesta Terça-feira
Theatro D. Pedro entra em reforma e recebe Abraço Simbólico nesta Terça-feira
Ato foi organizado por grupo que pretende criar a SATHE – Sociedade de Amigos do Theatro Dom Pedro e também comemora as obras no prédio

08/07/2019 - 18:06 - Com as obras de reforma e restauração prestes a começar, o Theatro D. Pedro recebe nesta terça-feira (09.07) um abraço simbólico comemorativo, a partir de 12h. O ato é organizado por um grupo que está criando a “SATHE”, Sociedade de Amigos do Theatro Dom Pedro, e conta com o apoio do Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE). Na última semana, a prefeitura definiu – através de licitação – a empresa que ficará responsável pelas obras. O serviço vai custar R$ 1.686.000,00 e têm previsão de começar já no segundo semestre deste ano. O prédio não passava por grande reforma desde 2003.

“O abraço será em prol do teatro, que ficou fechado por muito tempo. Ficamos muito satisfeitos com o resultado da licitação e o abraço será quase que uma festa. Estamos comemorando esse resultado. A criação da SATHE tem como objetivo ajudar o poder público na administração do teatro. Podemos facilitar muita coisa, sem burocracia, desde pequenas ações a grandes projetos”, frisa o arquiteto Luciano Cavalcanti de Albuquerque, que deve presidir a entidade. 

A SATHE tem como finalidade angariar fundos e participar de outras associações e entidades, publicar obras artísticas alusivas ao Theatro D. Pedro, incentivar a conservação e preservação ao teatro, entre outras ações. A proposta foi apresentada ao presidente do IMCE, Marcelo Florencio. “Iniciativas que venham contribuir com a preservação do nosso patrimônio, com o fomento da cultura, entre outras ações, são sempre muito bem-vindas”, destaca Florencio.

Durante o abraço simbólico, também deverão ocorrer intervenções artísticas, como a declamação de um poema.


Inaugurado em 2 de janeiro de 1933 pela família D'Ângelo, atualmente, o teatro conta com 500 lugares divididos em platéia, balcão e camarotes. O teatro foi construído unindo estilos arquitetônicos e decorativos de art-nouveau e art déco. A decoração interna reúne estilos geométrico, mitológico e futurista, como flores com corolas viradas para baixo. O espaço passou por pequenas intervenções também entre os anos de 2009 e 2011.
Programação dos filmes em cartaz