Boa noite!           Terça 30/11/2021   18:36
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Saúde > Prefeitura alinha Projetos para o HAC em 2020 com mais Equipamentos e Mais Ampliações
Prefeitura alinha Projetos para o HAC em 2020 com mais Equipamentos e Mais Ampliações
Novas intervenções estão previstas para o próximo ano

08/07/2019 - 16:58 - Mais serviços e equipamentos é o que estão previstos para o Hospital Alcides Carneiro em 2020. As obras de reforma – um investimento de R$ 13 milhões com verbas da Faculdade de Faculdade de Medicina de Petrópolis / Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/FASE) pela utilização da unidade como hospital-escola -  seguem em ritmo acelerado. A principal delas é a ampliação da maternidade, mais 3 leitos de UTI adulto e ainda 10 leitos de UTI pediátrica, mas a Prefeitura já planeja mais melhorias além das obras físicas. Em reunião na manhã desta segunda-feira (08.07) com a direção da FASE e do HAC, o prefeito Bernardo Rossi mapeou as metas para as próximas etapas.

O planejamento para o ano que vem prevê a criação de um Banco de Leite, conclusão da construção da Sala Lilás, para atendimento especializado a mulheres vítimas de violência, reforma no setor de radiologia e reforma da cozinha. A aquisição de equipamentos também está no cronograma. Para 2020 estão previstos novos aparelhos de ultrassom, ecocardiograma, dois gastroscópios, dois colonoscópios, montagem de duas salas de cirurgias, dois carros de anestesia e instrumentos cirúrgicos.

 “O hospital é a nossa principal unidade e pela primeira vez em sua história recebe tantos recursos e tanta transformação. É um novo HAC”, destaca o prefeito Bernardo Rossi.

“É um desafio estar em obras sem interromper o funcionamento do hospital. E tudo está sendo feito neste sentido, de manter as ampliações, as intervenções sem impacto no atendimento”, completa Filipe Fortuna, diretor-presidente do Sehac, serviço que administra o hospital.

Afonso Chaves, diretor da Faculdade de Medicina/Fase, considera que o planejamento vai facilitar a execução das obras “assim como a equipagem vai dar mais celeridade a diagnóstico e conforto aos pacientes. Estamos focados em melhorar”, afirma.

No momento são realizadas as obras para a implantação de um Centro Obstétrico, que terá quatro salas de parto (1 de pré-parto; 2 de parto; 1 de pós parto) e 10 leitos de apoio para o acolhimento de gestantes. As melhorias fazem parte do plano estratégico da Secretaria de Saúde que tem, entre suas metas, oferecer melhores estruturas para a realização de partos humanizados. Mensalmente são realizados cerca de 300 partos e atendidas 1600 pacientes na unidade. Em 2018 foram realizados 3118 partos.

A previsão é de que essa parte da obra seja entregue no final do segundo semestre desse ano. “Estamos mapeando as prioridades para o próximo ano, adequando as melhorias às demandas do município”, destaca a secretária de Saúde, Fabíola Heck. A ampliação da maternidade também está sendo feita, com estimativa de conclusão no primeiro semestre de 2020. Serão criados mais 20 leitos no setor que atualmente funciona com 44.

A ampliação de leitos de pós cirúrgico também está prevista para a próxima etapa das obras. A unidade funciona com sete unidades do tipo e passará a ter 10. A área de urgência também recebe melhorias, com recursos do próprio hospital. O setor passa a contar com mais acessibilidade e passou por adequações, com a instalação do oxigênio para todos os leitos.

A reunião foi acompanhada ainda pelo vice-prefeito Baninho e o secretário-chefe de Gabinete, Renan Campos.
Programação dos filmes em cartaz