Boa noite!           Sexta 29/03/2024   05:50
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Notícias > Petrópolis da Paz oferece Curso de Mediação Escolar para Professores da Rede
Petrópolis da Paz oferece Curso de Mediação Escolar para Professores da Rede
Ainda há vagas disponíveis nos turnos da manhã e tarde

03/07/2019 - 18:09 - Com o objetivo de ampliar a cultura de Paz por toda rede de educação, o Programa Petrópolis da Paz está com vagas disponíveis para o curso de Mediação Escolar, agora para os professores. A primeira aula de apresentação aconteceu nesta quarta-feira (03.07). São cinco encontros, mensais, em dois turnos – manhã e tarde, na Casa da Educação. As inscrições podem ser feitas através do telefone 2246-6006.

O Programa Petrópolis da Paz implantou em quatro escolas da rede municipal, o programa Mediação de Conflitos, em 2018, com resultados positivos e se expandido até este ano. O curso tem explanações teóricas e práticas, com atividades que poderão ser utilizadas em sala de aula.  São dinâmicas e atividades que envolvem temas como conflitos, escuta ativa, processos, resoluções, diálogo, respeito, empatia entre outros. Os profissionais aprendem ferramentas e técnicas para serem utilizadas diante de um conflito. Dentro das tarefas, a equipe avalia os sentimentos, reações, emoções e ressaltam a importância da empatia.

Os encontros já acontecem para os diretores das unidades, e o novo curso para os educadores serão um novo braço para ampliar os aprendizados a serem aplicados na comunidade escolar.

“O curso para os professores é uma forma de multiplicar a cultura de paz. Dar acesso ao professor as ferramentas que podem ser utilizadas em uma mediação, é complementar um trabalho que já está sendo realizado pelo diretor. Usamos a forma de círculo para construção de paz, onde acontece uma troca de experiências contribuindo para o coletivo”, destacou a pedagoga e psicóloga e responsável pelo Departamento da Mediação Escolar, Vanessa Siqueira.

Segundo a professora de duas unidades da rede, Regina de Jesus Santana, já na primeira aula as técnicas utilizadas já surpreenderam. “Superou minha expectativa. Uma dinâmica de fácil entendimento e trabalhamos questões de comunicação e formas de verbalização. Me ajudou a rever os conflitos e gostei muito da forma apresentada em círculo. Quero logo tentar implantar no dia-a-dia das escolas”, contou a professora.

“Queremos buscar soluções para os conflitos e mudanças através da educação com o objetivo de buscar a inclusão e paz social. Os cursos são mais um braço do nosso programa para ampliarmos a cultura de paz no município”, disse a coordenadora do Programa Municipal de Pacificação Restaurativa Petrópolis da Paz, Elsie-Elen Carvalho.
Programação dos filmes em cartaz