Bom dia!           Quinta 21/11/2019   08:53
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Entretenimento > Eventos Variados > Dia Mundial do Meio Ambiente no SESC/RJ com mais de 140 atividades em todo o Estado
Dia Mundial do Meio Ambiente no SESC/RJ com mais de 140 atividades em todo o Estado
Sesc RJ celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente com mais de 140 atividades em todo o estado

Programação inclui uma série de atividades em Petrópolis, nas unidades do Sesc, em escolas públicas e em espaços parceiros

04/06/2019 - 10:34 - PETRÓPOLIS - O Sesc RJ está celebrando o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, com mais de 140 atividades em todo o estado. A programação, que se estende até o fim do mês, se concentrando nesta primeira semana, inclui exposições, oficinas, intervenções artísticas, exibições de filmes, espetáculos teatrais e cursos diversos, tanto nas unidades do Sesc RJ como em instituições parceiras, tudo com entrada franca. O objetivo é educar e sensibilizar a população para a importância da preservação da natureza, através do uso racional dos recursos naturais e o descarte correto dos resíduos sólidos, assim como seu reaproveitamento.

Em Petrópolis, o Sesc Quitandinha estará mobilizado na data com atividades no Palácio e no entorno do lago. No teatro, uma mesa de debate reunirá atores sociais de Petrópolis que realizam ações inovadoras em produção de alimentos orgânicos com agrofloresta (Luisa Ázara), permacultura (Luiz Salgueiro) e atividades em economia solidária (Marcelo Xavier). Antes, serão exibidos curtas metragens da Mostra Internacional de Ciência na TV (VerCiência), abordando questões de sustentabilidade.

A Cúpula do Palácio receberá atividades recreativas realacionadas ao Meio Ambiente e também "Essa terra tem dono", uma performance com a liderança indígena Urutau Guajajara e Flavia Meireles, em que levam ao espaço concretos retirados na Aldeia Maracanã para junto a um martelo para ser usado pelo espectador. Completam a programação oficinas ministradas por Estudantes da Faculdade de Ciências Biológicas Estácio de Sá - Campus Petrópolis, no entorno do Lago Quitandinha, em que ensinarão os participante a fazerem compostagem, reaproveitamento de resíduos, terrários e, ainda, a fabricar sabão com reaproveitamento de óleo de cozinha.

O Sesc Nogueira também receberá atividades relacionadas ao meio ambiente entre o dia 4 e também as levará ao cineclube Cine Pagu, ao CIEP Pedro do Rio e à Escola Municipal Professor Nilton São Thiago. São oficinas práticas, vivências artísticas e exibição de filmes. Mais informações podem ser obtidas no telefone (21) 4020-2101.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO SESC RJ EM PETRÓPOLIS: 

DIA 5 DE JUNHO

Mesa de Debate sobre Experiências em Tecnologias, Economias e Processos Sustentáveis
Mesa de debate com atores sociais de Petrópolis que realizam ações inovadoras em: produção de alimentos orgânicos com agrofloresta (Luisa Ázara), permacultura (Luiz Salgueiro) e atividades em economia solidária (Marcelo Xavier). A mediação será realizada por Robledo Mendes, do Curso Técnico de Agroecologia da UFRRJ.              
Local: Teatro Sesc Quitandinha, às 10h15, 15h15 e 19h15

Performance: "Essa terra tem dono" com a liderança indígena Urutau Guajajara e Flavia Meireles.   
“Essa terra tem dono” propõe trazer os concretos retirados na Aldeia Maracanã para um outro espaço junto a um martelo para ser usado pelo espectador. Ao mesmo tempo em que propomos a quebra do asfalto é contada a história da recuperação do solo da Aldeia Maracanã pela retirada desse mesmo asfalto e replantio de alimentos e agroecologia.
Local: Cúpula do Sesc Quitandinha, às 11h30 e 16h30

Exibição do Curta Metragem: Mostra VERCIÊNCIA SNCT no SESC
Exibição de dois curtas da mostra VerCiência, da área de Educação sobre sustentabilidade. As exibições ocorrerão antes da mesa de debate.
Local: Teatro Sesc Quitandinha, às 10h, 15h e 19h 

Gincanas do Meio Ambiente
Realização de atividades de recreação relacionadas à reflexão sobre Meio Ambiente.
Local: Cúpula do Sesc Quitandinha, das 9h às 18h 

Oficina de Compostagem          
Faculdade de Ciências Biológicas Estácio de Sá - Campus Petrópolis      
Estudantes da Faculdade de Ciências Biológicas Estácio de Sá - Campus Petrópolis irão ensinar a fazer uma composteira urbana.    
Local: Lago Quitandinha, das 9h às 18h

Oficina de Reaproveitamento
Faculdade de Ciências Biológicas Estácio de Sá - Campus Petrópolis
Estudantes da Faculdade de Ciências Biológicas Estácio de Sá - Campus Petrópolis irão ensinar a construir novos objetos com reaproveitamento de materiais.  
Local: Lago Quitandinha, das 9h às 15h

Doação de mudas da Mata Atlânticas
Faculdade de Ciências Biológicas Estácio de Sá - Campus Petrópolis
Por meio da parceria estabelecida com a Faculdade de Ciências Biológicas Estácio de Sá - Campus Petrópolis serão doadas mudas de epécies da Mata Atlâtica.

Local: Lago Quitandinha, das 9h às 18h
Oficina de Fabricação de Sabão com Reaproveitamento de Óleo de Cozinha   Faculdade de Ciências Biológicas Estácio de Sá - Campus Petrópolis          
Estudantes da Faculdade de Ciências Biológicas Estácio de Sá - Campus Petrópolis irão ensinar a fabricação de sabão a partir do reaproveitamento do óleo de cozinha utilizado.          
Local: Lago Quitandinha, das 9h às 18h

Oficina de Terrários
Parceiro: Faculdade de Ciências Biológicas Estácio de Sá - Campus Petrópolis   
Estudantes da Faculdade de Ciências Biológicas Estácio de Sá - Campus Petrópolis irão ensinar a construir terrários com garrafas pet explicando o ciclo da água sem necessidade de que este seja reaberto.         
Local: Lago Quitandinha, das 9h às 18h

De 4 a 14 DE JUNHO
Oficinas Práticas Agroecológicas
Oficina apresentará várias práticas empregas pela Agroecologia, fomentando o debate acerca da soberania alimentar e a produção urbana de alimentos viabilizada pela consolidação de hortas mantidas coletivamente.    
Locais: CIEP Correias e Sesc Nogueira - 4 a 7 de junho, das 9h às 13h

Vivência “Zé Porco e a Reciclagem”                     
A peça retrata a história de um morador de rua muito brincalhão, contudo faz a maior sujeira por onde ele passa, pois acha que sujar é muito divertido e com isso ele vai poluindo o meio ambiente. Certo dia ele, cansado de corre das pessoas que reclamam com ele de tanta sujeira ele encontra um abrigo na praça e descansa. Mas ele é levado para um universo onde existe a dona Consciência, e lá ele aprende que reciclar o lixo e preservar o meio ambiente que é muito importante para a vida de todas as espécies do planeta.  
Local: Escola Municipal Prof Nilton São Thiago  
Dias 6 e 7/06 – 9h e 13h

Exibição de Filme Arpilleras     
Parceiro: Cineclube Cine Pagu
O filme conta a história de dez mulheres atingidas por barragens das cinco regiões do Brasil e que, por meio de uma técnica de bordado surgida no Chile durante a ditadura militar, costuraram seus relatos de dor, luta e superação frente às violações sofridas em suas vidas cotidianas e sua relação com a natureza e com o rio.
Locais: CIEP Pedro do Rio, Cine Pagu e Sesc Nogueira,
Dias 11, 12 e 13/06 - 9h, 13h e 18h

Vivência A Jaca e a Jaqueira     
O trabalho artístico enfoca questões ambientais, em uma divertida reconstituição do Brasil do tempo colonial e a utilização das jaqueiras para fins de reflorestamento. Espécie não-nativa, a árvore passou a ocupar espaço de outras, também fundamentais ao ecossistema das nossas florestas, com impacto também na fauna. A narrativa, que também rememora a origem de expressões populares, como “enfiar o pé na jaca”, tenta responder como resolver esse dilema ambiental.
Local: CIEP Pedro do Rio
Dia 14/06 - das 9h às 13h
Programação dos filmes em cartaz