Boa noite!           Domingo 05/04/2020   03:06
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Animais de Estimação > Informações > Animais de Rua, a Questão Também é Sua.
Animais de Rua, a Questão Também é Sua.

Caros internautas do Netpetrópolis,

A questão dos animais que vivem nas ruas é sempre um assunto polêmico e muitas vezes tratado de forma emocional, pouco objetiva e tecnicamente equivocada.

De tempos em tempos, o tema retorna a pauta dos debates na imprensa e na Câmara. Muitas vezes, são pedidas soluções miraculosas que "acabem" com o problema, esquecendo-se os seus autores que estamos lidando com seres vivos e, principalmente, vítimas.

Porque chamo os animais de rua de vítimas?

Exatamente por não estarem ali por opção e sim pelo descaso e a irresponsabilidade dos seus próprios donos, que muitas vezes os compram por impulso ou modismo, como se fossem brinquedos ou objetos, para depois os abandonarem ou permitirem que se reproduzam indiscriminadamente, igualmente abandonando suas crias.

Muitos acabam aprendendo a sobreviver nas ruas, encontram referências e locais onde podem se alimentar e encontrar abrigo. Chegam até a recebem algum carinho, tornando-se gratos e companheiros dispostos a defender este espaço.

Contra os que irresponsavelmente abandonam, já temos a Lei Federal nº 9.605, mas dependemos que as pessoas colaborem e denunciem os autores, bem como necessitamos do apoio firme das autoridades policiais e do judiciário.

Já com relação ao processo de reprodução, a Prefeitura de Petrópolis possui um Programa moderno de esterilizações gratuitas, que está impedindo o aumento da população de rua e cujos efeitos acumulados brevemente serão sentidos. Trata-se de uma recomendação técnica da OMS - Organização Mundial de Saúde, órgão das Nações Unidas.

O Município foi dividido entre 4 ONG's conveniadas e milhares de esterilizações já realizadas. Ponto importante para o Prefeito Rubens Bomtempo, o Vice Henrique Manzani e o Secretário de Saúde André Pombo.

Ainda sobre este tema, temos recebido informações e relatos sobre o freqüente desaparecimento de muitos cães de rua, especialmente no Centro e arredores. Vale destacar que estes animais são acompanhados por protetoras que os alimentam, vacinam e tratam e muitos também são aceitos pelos comerciantes da região. Não imaginamos o que possa estar acontecendo, mas a verdade é que alguns conhecidos realmente sumiram.

O GAPA possui uma linha telefônica direta (24)8807.5050, onde estes fatos podem ser denunciados em completo sigilo.

Se alguém vir alguma ação de recolhimento de animais em Petrópolis, pode ter certeza de que é algo ilegal e criminoso. Por favor, não deixem de anotar a placa e modelo do carro e comunicar-nos imediatamente, bem como às autoridades policiais.

Temos que encontrar as soluções mais adequadas aos nossos problemas, mas sem atropelarmos o ordenamento legal ou os diretos de convivência humana com outras espécies.

Nunca é demais lembrar das inúmeras pesquisas nos EUA que demonstram claramente que os piores criminosos começam suas "carreiras" molestando e torturando animais.

Estejam certos de que se TODA SOCIEDADE fizer a sua parte, a médio prazo, teremos controlado a situação, sem mortes ou confinamentos.

Até a próxima!
Saudações,
Carlos Eduardo da C. Pereira
Abril/07

Programação dos filmes em cartaz