Boa noite!           Domingo 19/05/2019   03:27
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Atrativos Turísticos > Casa de Santos Dumont terá gratuidade em Comemoração ao Dia Internacional dos Museus
Casa de Santos Dumont terá gratuidade em Comemoração ao Dia Internacional dos Museus
Atrativo recebeu, na última semana, prêmio da Academia Petropolitana de Letras

12/05/2019 - 08:05 - Única casa construída pelo inventor Santos Dumont no Brasil, “A Encantada” hoje é um dos museus mais visitados de Petrópolis. E para comemorar o Dia Internacional dos Museus – 18 de maio – o Museu Casa de Santos Dumont terá entrada gratuita para petropolitanos e visitantes. O atrativo ainda ganhou destaque na última semana com o recebimento do "Prêmio APL - Academia Petropolitana de Letras 2019”, na categoria “Associação de Ciências e Letras para entidades culturais”. A solenidade foirealizada na quarta-feira (08.05), no Museu Imperial.

Construída em 1918, o chalé de fachada européia com paredes brancas e janelas verdes se destaca na paisagem do Centro Histórico. “O Museu Casa de Santos Dumont é uma das jóias do município. Não só porque ele nos ajuda a atrair milhares de visitantes por ano – o que aquece a economia, mas também pela importância histórica, pela preservação das nossas raízes”, frisa o prefeito Bernardo Rossi, lembrando que o imóvel já tem assinado um convênio com a Caixa Econômica Federal para reforma, no valor de R$ 466.022,86, para garantir ainda mais a preservação do atrativo histórico.

Na próxima semana, de 13 a 19 de maio, acontece a 17ª Semana Nacional de Museus – SNM, temporada cultural promovida pelo Ibram em comemoração ao Dia Internacional de Museus, e o Museu Casa de Santos Dumont não poderia ficar de fora da comemoração. “Além de comemorarmos a data, é uma forma de estimular também os próprios petropolitanos a visitarem o atrativo. Porque, por incrível que pareça, existem muitos moradores que nunca entraram no atrativo. E é fundamental que todos criem esse sentimento de pertencimento com os museus, afinal eles são patrimônios da cidade”, frisa o secretário da Turispetro, Marcelo Valente.

Antes da construção do imóvel, poucos imaginavam que o terreno íngreme que ficava bem na entrada da Rua do Encanto, no Centro da cidade, poderia abrigar uma moradia. Visionário, o pai da aviação decidiu construir lá seu chalé, que desenhou e planejou com a ajuda do engenheiro Eduardo Pederneiras. Hoje, quem sobe as escadarias e entra na imóvel consegue notar de cara que se trata de uma casa especial. Para entrar, só é possível com o pé direito, em função do formato das escadas criadas por Santos Dumont. A personalidade do inventor é facilmente notada em cada canto, desde o chuveiro aquecido a álcool, que ele mesmo inventou, aos móveis multiuso, como um gaveteiro que servia de cama e uma mesa de estudos que também era usada para fazer suas refeições.

O museu, que tem 59 metros quadrados, conta hoje com cerca de 70 peças em seu acervo, incluindo medalhas, cartas, peças de vestuário, mobiliário solto, livros, entre outros.

“O museu tem trazido grande contribuição para o turismo cultural da cidade. Somos hoje o segundo museu mais visitado, recebemos turistas de todo o mundo. Nosso patrono era conhecido mundialmente. Uma casa pitoresca, bem como sua personalidade. Além da nossa cidade ter sido a escolhida para construir a seu gosto sua única residência ‘A Encantada’. Com mais de 100 anos de construção, a casa contém seu mobiliário original, e grande acervo a ser observado. Com estilo de um chalé francês, a casa se tornou um ícone na cidade, diferente de toda construção da época”, avalia a coordenadora do museu, Simone Wayand.

Museu é premiado pela APL

Pela importância do museu e pela valorização do patrimônio da cidade, o Museu Casa de Santos Dumont foi escolhido para receber o prêmio Associação de Ciências e Letras para entidades culturais, da APL - Academia Petropolitana de Letras, de 2019. Criado em 1985, o prêmio contempla personalidades e instituições que se destacam em diversos segmentos culturais, das artes e da educação, com diplomas e medalhas, além de conceder outorgas honorárias e homenagens especiais. 

“O Museu Casa de Santos Dumont é um patrimônio que a gente precisa valorizar e mostrar. Ele tem essa missão de preservar a nossa história”, explica Christiane Michelin, vice-presidente da APL.

“É muito importante o museu receber esse reconhecimento. Ele tem ganhado atenção especial nos últimos anos e tem recebido cada vez mais turistas. Temos incentivado também a visita dos petropolitanos, concedendo gratuidade em datas comemorativas, por exemplo ”, destaca a diretora de Turismo da Turispetro, Amanda Alvarez.

O Museu Casa de Santos Dumont funciona de terça-feira a domingo, de 9h às 17h30, sendo que a bilheteria fecha às 17h.
disque turismo
Programação dos filmes em cartaz