Boa tarde!           Domingo 18/08/2019   14:17
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Entretenimento > Eventos Variados > Aberta nesta sexta-feira a Festa de Portugal vai até o dia 13/05
Aberta nesta sexta-feira a Festa de Portugal vai até o dia 13/05
11/05/2019 - 09:01 - Petrópolis abriu, na noite desta sexta-feira (10.05), a Festa de Portugal, com as delícias da culinária típica, música ao vivo e o melhor da cultura
lusitana. A solenidade de abertura do evento - que acontece até segunda (13). Dia de Nossa Senhora de Fátima, na Casa de Portugal – contou com a presença do cônsul geral de Portugal no Rio de Janeiro, Jaime Leitão. A festa, promovida pela Casa de Portugal de Petrópolis, conta com o apoio do Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE) e da Turispetro.

Serão quatro dias de evento e, neste sábado (11), o público vai poder aproveitar desde cedo, com a abertura das barraquinhas a partir de 10h. Para o prefeito Bernardo Rossi, a parceria entre poder público e iniciativa privada garante atrações culturais como essa e enriquece a cidade. “A cultura dos imigrantes que vieram e se encantaram por Petrópolis faz parte da nossa história, do que somos hoje. Assim como a alemã, a italiana, a japonesa, e outras, é muito importante preservarmos estas culturas, porque elas são nossas raízes. Eventos como esse nos fazem relembrar isso, além de movimentarem a economia e atraírem turistas”, frisa.

A cultura portuguesa tem um papel fundamental na história de Petrópolis, já que o município foi criado graças ao português D. Pedro I, que comprou a Fazenda do Córrego Seco. Durante a solenidade de abertura da festa que homenageia o povo do primeiro Imperador do Brasil, o cônsul de Portugal falou sobre a relação dos brasileiros com o seu país e elogiou a iniciativa do evento. “Nós recebemos os brasileiros de braços abertos. Ente os 20 milhões de turistas que temos, muitos são brasileiros. Queria desejar uma grande festa, que essa seja a primeira de muitas e que eu possa voltar mais vezes”, destacou.

Neste sábado, haverá almoço típico português: cozido à portuguesa; música ao vivo com a banda Rio-Lisboa Show e artistas convidados; além de apresentação do Rancho Folclórico Armando Lessa – Casa do Porto. No domingo, também a partir de 10h, o público poderá contar com outro almoço típico: bacalhau à Brás; apresentação da Rio-Lisboa Show e o fadista Ramiro da Maia, João Mossoró e outros. Haverá ainda um desafio de concertinas. Na segunda, Dia de Nossa Senhora de Fátima, haverá uma palestra com o tema: Portugal: Ontem e Hoje”, às 10h30, e missa às 18h.

“Hoje (sexta) é a inauguração da festa para comemorar e confraternizar essa história que temos com Portugal. Eu fico emocionado, porque sou neto de portugueses e apaixonado por Portugal. Essa festa já aconteceu no passado, e esperamos que este retorno sejaespetacular. Que possamos continuar celebrando isso no ano que vem e nos próximos anos. Petrópolis está de portas abertas para todos os portugueses”, frisa Marcelo Florencio, diretor-presidente do IMCE.

“Em 1500, Portugal descobriu o Brasil e na atualidade numerosos brasileiros descobriram Portugal e aspiram desfrutar das delícias que é morar em Portugal. De minha parte, como filho de português, sinto pulsar na veia o sangue lusitano e como tal dou o melhor do meu esforço para perpetuar e engrandecer a obra que nos legaram”, explica o presidente da Casa de Portugal de Petrópolis, Mario Mesquita.

A Festa de Portugal conta com diversas barraquinhas com as delícias da culinária típica, como pastel de Belém, bolinho de bacalhau, sardinha, e diversos outros, além de um restaurante com pratos especiais típicos. Para o secretário da Turispetro, Marcelo Valente, essa é uma forma de, também, atrair turistas. “Muitas pessoas de fora já confirmaram que virão a Petrópolis para a festa. É muito importante que a gente tenha sempre atrativos diferentes na cidade e festas como essa ajudam a manter o município sempre em movimento”, frisa.

Portugueses e descendentes participam da festa Quem está longe do país de origem aproveita festas como essa para matar um pouco da saudade. A portuguesa Maria Alzira Cortês, por exemplo, que hoje mora em Petrópolis, fez questão de participar da abertura do evento. “Vim com meus pais para o Brasil há muitos anos, mas gosto muito da cultura portuguesa. Faço sempre em casa bolinho de bacalhau, por exemplo, e todo mundo adora, sai até briga em casa”, brinca ela, que é empresária.

SERVIÇO:

Evento: Festa de Portugal
Data: 10 a 13 de maio (Dia de Nossa Senhora de Fátima)

Local: Casa de Portugal
Endereço: Rua General Rondon, 715 
Tel.:  (24) 2243-2043
Bairro: Quitandinha
Cidade: Petrópolis
Programação dos filmes em cartaz