Boa tarde!           Sexta 19/04/2024   17:57
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Notícias > Planejamento Familiar: Discussão faz parte do Programa da Saúde da Mulher
Planejamento Familiar: Discussão faz parte do Programa da Saúde da Mulher
54 unidades básicas de saúde desenvolvem o programa na rede atendendo a 19 mil mulheres por ano

21/04/2019 07:22 - O planejamento familiar é um dos focos do trabalho do Programa da Saúde da Mulher que atendeu em 2018 mais de 19 mil mulheres, de diferentes faixas etárias do município. Nos primeiros três meses do ano, cerca de 5 mil mulheres passaram por algum tipo de acompanhamento nas unidades básicas da rede pública de saúde. A Secretaria de Saúde desenvolve com toda a rede um trabalho de acompanhamento para a promoção de saúde da mulher e consequentemente, do companheiro.

Com foco em promover a consciência para a formação familiar, os profissionais de saúde realizam palestras e rodas de conversas com as usuárias. O intuito é apresentar os diferentes procedimentos contraceptivos e contribuir para uma escolha consciente por um dos métodos possíveis. Em 2019, cerca de 300 mulheres já foram acompanhadas na realização dos procedimentos que mais se adequavam às suas vidas.

“O Saúde da Mulher é um programa amplo e elogiado por outras cidades tornando Petrópolis referência. As mulheres a cada dia recorrem mais ao programa e ações na saúde pública e as equipes que atendem fazem toda a diferença pelo comprometimento que demonstram”, atesta o prefeito Bernardo Rossi.

O programa orienta as mulheres e parceiros sobre os métodos a serem adotados, que podem ser o mecânico (DIU - pequena haste inserida no útero que pode prevenir gravidez por um período de até 10 anos); hormonal (anticoncepcional) e de barreira (camisinha feminina e masculina). Os profissionais prestam orientações sobre riscos e benefícios de cada uma das opções. Em 2019, foram realizadas 97 laqueaduras e 190 colocações de DIU.

O Programa da Saúde da Mulher é desenvolvido nas 54 unidades de saúde do município e o tema planejamento familiar é abordado em todos os atendimentos. O assunto é discutido nos atendimentos individuais e em grupos de educação e saúde. Para as grávidas, as orientações são dadas durante toda a gestação, no sentido de possibilitar que a mulher defina qual método contraceptivo será adotado após o nascimento do bebê. “A depender da idade e da quantidade de filhos, a mulher vai se adequar a um dos métodos existentes. Durante o acompanhamento elas recebem todas as informações necessárias para evitar uma gravidez não planejada”, destaca a secretária de Saúde, Fabíola Heck.

O homem também é alvo do trabalho realizado no programa de saúde da mulher. As equipes convidam os parceiros a participarem das reuniões para terem conhecimento e participarem da escolha do método contraceptivo para a mulher e dos existentes para os homens. “Os homens também fazem parte desse processo, além de também serem orientados sobre os cuidados que eles próprios devem ter”, destaca a coordenadora do programa da mulher, Ana Paula Bessa Santos.

Além do pré-natal e planejamento familiar, o programa oferece esclarecimentos sobre diversas questões relacionadas à saúde da mulher. Os profissionais orientam sobre o câncer do colo do útero, de mama e fazem o encaminhamento dos casos para a rede de atendimento especializada do município. O programa presta todo o suporte necessário e a mulheres acompanhadas são alertadas sobre os cuidados que devem ter durante o climatério e pós-menopausa, que ocorrem entre os 40 e 65 anos de idade.

Ambulatório do Hospital Alcides Carneiro é um dos Pontos de Apoio do Programa

Somente no ambulatório do HAC foram realizados 530 atendimentos em 2018. As mulheres passam por todo o acompanhamento com enfermeiro, psicólogo e profissional médico. Na unidade são realizados três encontros até a escolha do método a ser adotado. Os atendimentos ocorrem uma vez por semana, para cerca de 8 pacientes.
Programação dos filmes em cartaz