Bom dia!           Domingo 26/05/2019   10:34
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Notícias > PMP apoia Restauração de Caminhão do Corpo de Bombeiros de 1930
PMP apoia Restauração de Caminhão do Corpo de Bombeiros de 1930
17/04/2019 - 18:17 - Com o objetivo de resgatar e preservar a história do Corpo de Bombeiros de Petrópolis, o município está apoiando o projeto de revitalização do caminhão modelo bomba de fabricação inglesa no ano de 1930. Neste sentido a prefeitura articula junto à iniciativa privada, a captação de recursos para que a iniciativa do grupamento militar se concretize. O projeto contempla também, a construção de um espaço aberto para visitação do público, no próprio Batalhão do 15GBM, na Avenida Barão do Rio Branco, além de um livreto voltado para o público infantil e um adiobook para crianças com deficiência auditiva. A conclusão do projeto irá beneficiar a cidade, oferecendo mais um atrativo turístico.

O projeto foi apresentado na terça-feira (16.04), durante uma reunião na prefeitura, com a presença do vice-prefeito Baninho; empresários da cidade; o Tenente-Coronel, Ramon Camilo e o Comandante Tenente-Coronel Gil Kempers.

 “Acreditamos que este projeto pode aproximar o cidadão da instituição, utilizando a cultura e a preservação de um patrimônio histórico. Estamos captando recursos para execução do projeto, além de buscarmos o incentivo da Lei Rouanet”, contou o Tenente-Coronel, Ramon Camilo, que deu início ao processo e deixou o comando do 15º Grupamento do Bombeiro Militar. O projeto agora segue com o novo Comandante Tenente-Coronel Gil Kempers.

Além do espaço construído para a exposição e visitação do público, o objetivo também é alcançar as crianças da rede municipal de ensino. O projeto prevê que estudantes terão uma visita guiada e poderão assistir um vídeo mostrando todo processo de restauração do veículo. Serão produzidos livretos educativos com a finalidade de conscientizar a próxima geração na prevenção de catástrofes, principalmente em construções irregulares.

“Estamos mobilizando os empresários da cidade para que possam contribuir com este projeto que muito agrega ao município. Podemos ganhar mais um ponto turístico, e contribuir para preservação da história da corporação. É um projeto que agrega também a rede municipal de ensino, ou seja, só traz benefícios para a cidade”, pontuou o vice-prefeito Baninho.

O município doou o caminhão para o Corpo de Bombeiros em 2017, e no ano passado ele foi tombado como Patrimônio Histórico do Município. O veículo participou do primeiro combate a incêndio de Petrópolis, e é o único do modelo existente no país, o que o torna mais raro.
Programação dos filmes em cartaz