Boa noite!           Sexta 23/08/2019   02:43
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Saúde > Problemas Mastigatórios limitam o Cardápio
Problemas Mastigatórios limitam o Cardápio
Refeição sem carne é sinal de respeito na Sexta-Feira Santa e imposição para quem tem dificuldade de deglutir.

16/04/2019 - 20:44 - Nesta sexta-feira, dia 19 de abril, os cristãos relembram a morte de Cristo e, em respeito à data, deixam de comer carne. Esta também é uma prática adotada comumente por quem tem dificuldade de mastigar. O problema pode levar a uma dieta inadequada e a doenças graves. 

“Por exemplo, uma dieta baseada em massas, que é um tipo de alimento fácil de mastigar, aumenta as chances de diabetes e obesidade”, alerta o cirurgião dentista, especialista em implantodontia osseointegrada, Márcio Marques, do Instituto Rio.

A dificuldade mastigatória está ligada a fatores diversos, entre eles a ausência de dentes, maloclusões (desarmonia no encaixe dos dentes), ausência de contato entre os dentes (espaço entre eles), perda óssea (que afeta a base dos dentes) e, muitas vezes, às próteses móveis.

No caso das próteses, o dentista explica que “a compressão de alimentos como a carne, em especial, faz a gengiva doer. Também é possível que alguma sobra entre por baixo da prótese, ficando comprimida entre a base da prótese e a gengiva. Isso incomoda muito, pois somos capazes de sentir qualquer coisa dentro da boca, até um fio de cabelo”.

A solução deve ser encontrada no consultório do dentista. Se a questão forem as próteses móveis, o mais indicado é optar pela próteses fixas, já que a implantodontia é o método mais avançado da odontologia.

A técnica, que oferece o melhor resultado em termos funcionais e estéticos, consiste na reposição dos dentes através de coroas fixadas em raízes artificiais.

O especialista explica que a prótese pode ser unitária, parcial (de um grupo de dentes) ou total.

“O implante é o meio de fixação da prótese, ou seja, o substituto da raiz. Para fazer o implante é preciso ter osso, caso contrário, será necessário também fazer um enxerto que dará sustentação”, esclarece o dentista. O próximo passo é fixar a coroa ou prótese, que é o dente artificial.

A avaliação e o tratamento são oferecidos no Instituto Rio, que fica na Rua Marechal Deodoro, 119, salas 12 a 14, no Centro de Petrópolis. A clínica multidisciplinar também tem sede no município de Cabo Frio, na Av. Teixeira e Souza, nº 2.277, sobreloja, no Braga. Mais informações pelos telefones (24) 2231-0365 e (22) 2647-6242.

SERVIÇO:

Local: Instituto Rio
Endereço: Rua Marechal Deodoro, 119, salas 12 a 14
Tel.:  (24) 2231-0305
Bairro: Centro
Cidade: Petrópolis
Programação dos filmes em cartaz