Boa tarde!           Domingo 15/12/2019   12:22
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Entretenimento > Eventos Permanentes > Em Março a Biblioteca Rocambole terá Leituras Animadas para a Criançada
Em Março a Biblioteca Rocambole terá Leituras Animadas para a Criançada
Março de 2019 - a Biblioteca Rocambole (Museu Imperial/ Ibram/ MinC) terá leituras divertidas para comemorar o Dia Nacional da Música Clássica e o Dia dos Animais. A programação busca estimular a criançada a explorar o mundo da leitura através de oficinas criativas e histórias fantásticas. Todas as atividades são gratuitas e destinadas a grupos escolares previamente agendados junto ao Setor de Educação do Museu Imperial.

No dia 19, das 14h às 15h, para homenagear o Dia dos Animais, a hora do conto será com o livro “Os animais do Mundinho”, de Ingrid Biesemeyer Bellinghausen. Em seguida haverá oficina criativa.

A obra fala sobre os animais e seus habitats naturais. Alguns se adaptam facilmente ao ambiente doméstico, outros nem tanto. Alguns têm penas, outros pêlos, uns voam, outros nadam. Mas, o mais importante é que todos eles cabem num único mundinho, o nosso planeta Terra. A autora apresenta os animais através de ilustrações de Tangram, desafiando e desenvolvendo o raciocínio lógico e geométrico.

O Dia dos Animais será homenageado novamente nos dias 20 e 21 de março, das 14h às 15h, através do livro “Pega esse crocodilo”, de Anushka Ravishankar. Em seguida haverá a exploração de livros, jogos e fantoches da Biblioteca Rocambole.

É senso comum que os livros para crianças devem contar histórias repletas de valores construtivos. É também senso comum que, se um crocodilo invade a cidade, devemos capturá-lo e... O senso comum é importante na vida da gente. Por isso mesmo é bom que alguém saiba como desconstruí-lo quando uma mentalidade destrutiva ameaça a sobrevivência do planeta e da humanidade. Com seus versos nonsense, Anushka Ravishankar inverte a lógica do homem predador e desrespeitoso com o meio ambiente, semeando valores fundamentais entre as crianças.

No dia 26 será a vez do livro o “O que os olhos não veem”, de Ruth Rocha. Posteriormente, ocorrerá uma oficina criativa.

A obra é uma fábula que questiona o autoritarismo. Conta a história de um reino que tem governantes que mandam e desmandam no povo. Mas, um dia, os oprimidos se unem e, usando de muita perspicácia, obrigam o rei a enxergá-los e a ajudá-los.

Para finalizar o mês de março, nos dias 27 e 28, a contação será do livro “João e o Pé de Feijão”, de Ingrid Biesemeyer Bellinghausen. Em seguida haverá exploração de livros, jogos e fantoches da Biblioteca Rocambole.

João vivia com sua mãe numa pobre casa. Com eles morava uma vaca leiteira chamada Branquinha. Certa manhã, João foi ordenhar a vaca, mas o leite não saiu. Orientado por sua mãe, foi à cidade para vendê-la. No meio do caminho encontrou um senhor que lhe ofereceu grãos de feijão mágicos em troca da Branquinha. João aceitou. Ao saber da notícia, sua mãe ficou furiosa e jogou os feijões pela janela... Quem ainda não se encanta com o clássico conto universal “João e o Pé de Feijão”?

Todos os eventos da programação devem ser agendados previamente através do nº 24-22330345 (Setor de Educação), de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h.
A programação mensal de atividades da Biblioteca Rocambole, bem como outras informações relativas ao seu funcionamento e acervo, podem ser acessadas no Blog da Biblioteca: http://bibliotecarocambole.blogspot.com.

SERVIÇO:

Local: Museu Imperial/Ibram/MinC
Endereço: Rua da Imperatriz, 220 
Telefones: (24) 2233-0300 ou 2233-0360
Bairro: Centro 
Cidade: Petrópolis, RJ

E-mail: mimp.faleconosco@museus.gov.br 
Site: www.museuimperial.gov.br 
Twitter: @museuimperial 
Facebook: www.facebook.com/museuimperial  
Visitação: de terça a domingo, das 10h30 às 18h
Jardins: de terça a domingo, das 7h às 17h30  

Preços:
Adultos: R$ 10,00
Estudantes, professores e maiores de 60 anos: R$ 5,00
Menores de 7 anos e maiores de 80: gratuito
Moradores de Petrópolis e petropolitanos, às quartas-feiras e no último domingo do mês: gratuito
Programação dos filmes em cartaz