Boa tarde!           Sábado 25/05/2019   16:42
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Transporte > Conferência de Trânsito será nos dias 12 e 13 de abril na UCP
Conferência de Trânsito será nos dias 12 e 13 de abril na UCP
Com o tema Mobilidade Urbana, evento vai eleger os novos conselheiros do Comutran e apresentar o PlanMob

13/03/2019 - 15:05 - A Conferência Municipal de Trânsito e Transporte de 2019 vai apresentar o Plano de Mobilidade Urbano à população. O documento, que irá nortear as ações do município em torno do tema pelos próximos 10 anos, está em fase de conclusão e será apresentado, em primeira mão, aos participantes da Conferência. O evento, inicialmente marcado para os dias 22 e 23 de março agora tem nova data: vai acontecer nos dias 12 e 13 de abril no Campus Barão do Amazonas da Universidade Católica de Petrópolis. As inscrições para participar devem ser feitas no www.petropolis.rj.gov.br/cptrans.

Na CMTT 2019 também vai ser definido os 11 representantes e 11 suplentes para o Conselho Municipal de Trânsito e Transportes – as inscrições também devem ser feitas no site da companhia, clicando no banner indicativo e selecionando a opção “candidato”. Podem participar com direito à voz e voto, entidades com sede e Petrópolis e todos os cidadãos residentes no município, que já tenham completado 18 anos. A votação irá ocorre no segundo dia de evento e todos que se inscreverem para participar da Conferência estarão aptos a votar nos concorrentes.

“Esse é um compromisso sério, pois os conselheiros têm participação fundamental na definição dos assuntos relacionados ao trânsito e transporte da nossa cidade. Por isso, é de extrema importância que tenhamos pessoas dedicadas de setores importantes da nossa sociedade. Esperamos o engajamento da população neste sentido e conseguimos, ainda, ampliar o prazo para inscrição, com a redefinição da data da CMTT”, explica o atual presidente do Comutran e diretor-presidente da CPTrans, Jairo Cunha.

No sábado, a conferência começa às 9h e ocorre até às 13h. É quando serão eleitos os membros do Comutran e realizadas mesas de debate temáticas com o tema de Mobilidade Urbana. No primeiro dia, porém, na sexta-feira (12.04), a CMTT começa às 19h, quando o regimento para a eleição e demais ações da conferência são definidos, além da apresentação do PlanMob - instrumento de efetivação da Política Nacional de Mobilidade Urbana que contempla, entre outros aspectos, serviços de transporte público coletivo; a circulação viária; infraestruturas do sistema de mobilidade urbana;  acessibilidade para pessoas com deficiência e restrição de mobilidade; a integração dos modos de transporte público com os privados, entre outras medidas.

“Assumimos esse compromisso e o resultado de um trabalho feito com muito empenho pela equipe da CPTrans será apresentado na CMTT 2019. O plano dá os nortes para a mobilidade da cidade, considerando todas as suas características e peculiaridades, ao mesmo tempo que contém as opiniões e sugestões da nossa população, feitas por meio das conferências e audiências públicas, afinal é a população a principal interessada em um plano bem estruturado e que esteja em consonância com o que o petropolitano precisa no seu dia a dia”, destaca o prefeito Bernardo Rossi.
Programação dos filmes em cartaz