Boa noite!           Sexta 19/04/2024   18:39
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Notícias > Apoio à agricultura: Município Firma Parcerias para oferecer Crédito e Máquinas de Cartão aos Feirantes
Apoio à agricultura: Município Firma Parcerias para oferecer Crédito e Máquinas de Cartão aos Feirantes
Petrópolis mantém 13 Feiras Semanais

13/03/2019 - 17:04 - Petrópolis tem 768 produtores rurais, de acordo com o Censo Agro 2018 e o setor mantém mil pessoas atuando nas 13 feiras que ocorrem semanalmente, no Centro e nos bairros. E, para facilitar a vida de quem trabalha com a venda direta de produtos agrícolas, a prefeitura vem estudando formas de fomentar o setor, como a disponibilização do microcrédito da AgeRio – Agencia de Fomento do Rio de Janeiro. Nessa terça-feira (12.03) uma outra ação foi realizada na feira da Rua Visconde de Souza Franco: técnicos bancários do Santander tiraram as dúvidas dos feirantes sobre as vantagens do uso das máquinas de crédito e débito.

A ação foi realizada com o apoio do Departamento de Agricultura da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. “A feira é uma tradição na nossa cidade e sabemos que a rotina não é fácil, por isso, tudo o que puder facilitar a vida desses trabalhadores será bem recebida. A intenção é a de mostrar que eles podem usar a tecnologia a favor das vendas porque hoje em dia muitas pessoas acabam dando preferência aos grandes supermercados justamente por conta da facilidade em se comprar com o cartão”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Fiorini.

Durante dois dias os gerentes do banco Santander ficaram na Casa do Feirante – na Rua Souza Franco – tirando as dúvidas dos feirantes que poderão aderir a novidade. O banco está oferecendo a máquina de cartão SuperGet, que pode ser com chip e/ou com chip e Wi-Fi e/ou com bobina na modalidade aluguel ou compra com uma oferta diferenciada, para que o feirante tenha a opção de proporcionar o pagamento aos seus clientes no débito ou crédito. Segundo o banco, dependendo do volume de vendas na máquina de cartão, o feirante pode ficar isento da mensalidade durante um ano.

“Essa foi uma ação demonstrativa na feira porque muitos deles não conseguem tempo para ir no banco e tirar as dúvidas. Acredito que a aquisição de máquinas pode ser um facilitador para as vendas e que isso aumentará o movimento”, explicou José Maurício Soares, diretor do Departamento de Agricultura. Para o Santander, a iniciativa condiz com o propósito da instituição de contribuir para que as pessoas e os negócios prosperem e disseminar o empreendedorismo no País. 

José Adriano dos Santos trabalha na feira há 15 anos e explicou a necessidade de se adaptar as novas tendências. “Vamos estudar com certeza essa possibilidade porque pode mesmo nos ajudar a aumentar as vendas. Temos sempre que nos reinventar para não ficar para trás. A tecnologia pode ser usada a nosso favor e temos que aproveitar isso”, contou.

Lucimar Schmitt atua na feira há 32 anos e gostou da novidade. “A gente tem que se adaptar. As pessoas preferem comprar no cartão e acho que vale a pena pensar nisso”.

A dona de casa Lúcia Moreira, visita a feira do Centro semanalmente e acredita que o cartão pode facilitar a vida de quem faz questão de comprar na feira. “Eu gostaria muito de contar com essa novidade. Não gosto muito de andar com dinheiro na carteira e só tiro mesmo do banco para vir na feira. Tomara que essa ideia se torne realidade”, afirmou.

Microcrédito da AgeRio

Os feirantes também receberam informações sobre o microcrédito disponibilizado pela AgeRio através de uma parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Os valores dos empréstimos ofertados variam entre R$ 500 e R$ 3 mil, dependendo da necessidade do solicitante, com taxas a partir de 2,98% ao mês. O recurso pode ser investido em itens como capital de giro, reforma das barracas, compra de mercadorias, aumento de estoque e em melhorias no empreendimento. O interessado solicita o empréstimo e um técnico – que foi capacitado pela AgeRio – avalia a necessidade do valor.

Os interessados podem procurar atendimento sobre microcrédito no Espaço Empreendedor - que funciona no Centro Administrativo Frei Antônio Moser – de segunda a sexta, das 10h às 17h - na Avenida Barão do Rio Branco, n° 2846, telefone (24) 2233-8137, ou enviar e-mail para microcreditoagerio@petropolis.rj.gov.br.

Os documentos exigidos para a solicitação do credito são: identidade, CPF, comprovante de residência, comprovante de titularidade bancária, foto do empreendimento (tirada na visita) e certificado de MEI (se for o caso). Para o avalista é necessário identidade, CPF, comprovante de residência, comprovante de renda, identidade e CPF do cônjuge (se houver).
Programação dos filmes em cartaz