Boa tarde!           Quarta 24/04/2024   13:57
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Notícias > Guarda Civil e Gabinete da Cidadania debate Abordagem a Pessoas em Situação de Rua
Guarda Civil e Gabinete da Cidadania debate Abordagem a Pessoas em Situação de Rua
12/03/2019 - 16:17 - A Guarda Civil e o Gabinete da Cidadania realizaram nesta terça-feira (11.03) um curso de capacitação sobre abordagem a pessoas em situação de rua. O objetivo foi trocar informações que ajudem a melhorar o atendimento desse público. O evento foi aberto ao público e, além de agentes da Guarda de Petrópolis, também estiveram presentes guardas de Mesquita e Belford Roxo. O encontro aconteceu na Casa dos Conselhos Augusto Zanatta.

No encontro, foram realizadas duas palestras: a coordenadora do programa de Política sobre Drogas do município de do CAPs-AD III (Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e Drogas), Leandra Iglesias, que falou como as drogas podem afetar pessoas em situação de rua; e do corregedor da Guarda e bacharel em Direito, Vinícius Silva, que falou de aspectos legais que envolvem o trabalho de abordagem a quem vive nas ruas.

“É preciso refletir sobre como abordar, como encarar essa pessoa. Muitas passam por histórias de sofrimento e abandono, em geral, tem problemas com álcool e drogas, mas são seres humanos. É preciso ter um olhar humanizado e ético para essas pessoas”, afirmou Iglesias.

“O trabalho de abordagem tem que ter respeito à dignidade humana, porque elas são pessoas em situação de rua, mas antes disso, são pessoas. Uma abordagem com educação, na maioria dos casos, é o que permite resolver eventuais situações em que precisamos agir de forma mais simples”, colocou Vinícius.

O comandante da Guarda, Jeferson Calomeni, e a coordenadora do Gabinete da Cidadania, Anna Maria Rattes, também compuseram a mesa do evento. Ainda participaram a diretora do Departamento de Proteção Social Especial da Secretaria de Assistência Social, Katia dos Prazeres, e coordenadora do Programa Consultório de Rua, Márcia Medrado.

“A intenção do curso foi capacitar o guarda e dotar ele de todo conhecimento que possa ajudar ele na melhor forma possível na abordagem das pessoas em situação de rua”, diz o comandante da Guarda, Jeferson Calomeni.

“Com essas ações estamos construindo possibilidades de uma visão mais acolhedora para os moradores em situação de rua que ainda são marginalizados. Precisamos tornar a cidade um âmbito mais junto, onde todos são cidadãos e tem os seus direitos”, destacou a coordenadora do Gabinete da Cidadania, Anna Maria Rattes.

O agente da Guarda Civil, Leandro Melo, ressaltou que cursos como esse são uma oportunidade para agregar conhecimento para esse serviço.
Programação dos filmes em cartaz