Bom dia!           Terça 26/03/2019   08:02
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Informações Úteis > IPTU com 5% de desconto para quem quitar cota única até dia 20
IPTU com 5% de desconto para quem quitar cota única até dia 20
Mais de 3 mil atendimentos na Central do Centro de Cultura

11/03/2019 - 09:30 - Contribuintes interessados em garantir desconto no pagamento do Imposto Predial Territorial e Urbano (IPTU) 2019, ainda têm tempo de garantir 5% de redução no tributo, efetuando o pagamento em cota única até o dia 20 deste mês. Em Petrópolis 116.051 imóveis são cadastrados pela Secretaria de Fazenda, sendo 93.143 deles referentes a áreas construídas e outros 22.908 referentes a propriedades de terrenos.

“O IPTU é a segunda mais importante fonte de arrecadação do município, atrás somente do ISS. É muito importante que aqueles contribuintes que puderem efetuem o pagamento em cota única. É uma forma de contribuir para a qualidade dos serviços prestados pelo município e ao mesmo tempo economizar, aproveitando o desconto”, destaca o prefeito Bernardo Rossi.

“São recursos que aplicamos em áreas importantes para o dia a dia das pessoas, como Saúde, Educação, além de obras de infraestrutura, como a pavimentação de ruas, instalação de equipamentos urbanos, entre outros serviços”, completa a secretária de Fazenda, Elaine Nascimento.

Quem precisar retirar segunda via do boleto, pode fazer a impressão do documento de casa mesmo -  via internet. Para emitir on-line o boleto basta que o interessado  acesse o site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br). Na página principal o contribuinte deve clicar no banner “IPTU 2019”.  Em seguida, para fazer a emissão do boleto, basta que o interessado informe o número de inscrição do imóvel.

Aqueles que preferem fazer presencialmente a retirada do boleto para pagamento, podem se dirigir à Central de atendimento ao contribuinte, montada no Centro de Cultura Raul de Leoni. O espaço - que fica na área central da cidade -  funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h e conta com guichês e equipe treinada para atender com agilidade o contribuinte. O atendimento é feito com sistema de senhas – com prioridade para idosos, gestantes e pessoas com deficiência.

A Central, funciona no andar térreo do prédio do Instituto Municipal de Cultura e Esportes, nas Praça Visconde de Mauá (Praça da Águia) – Centro. No local, o contribuinte pode solicitar também a atualização do endereço para receber correspondências da Secretaria de Fazenda.  

“Tanto a atualização cadastral quanto a retirada de segunda via podem ser feitas pela internet, mas, para aqueles que preferem o atendimento presencial, temos a opção de atendimento no Centro de Cultura, que está funcionando muito bem”, explica a secretária, que avalia que o trabalho de recadastramento de endereços, por exemplo, está dando resultado. “Ano a ano temos percebido uma redução no número de pessoas que buscam o atendimento presencial”.  
Programação dos filmes em cartaz
Spa Serra Morena