Boa noite!           Quarta 24/04/2024   20:54
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Notícias > Poesia em foco: Casa da Educação Visconde de Mauá lança Clube dos Jovens Escritores
Poesia em foco: Casa da Educação Visconde de Mauá lança Clube dos Jovens Escritores
Atividades são dirigidas para alunos do ensino fundamental da rede municipal de Educação

11/03/2019 - 12:56 - Comove, sensibiliza e desperta sentimentos. Essas são algumas das características da poesia – gênero que teve início no Brasil no século XVI e marcou na história nomes de escritores como Carlos Drummond de Andrade, Murilo Mendes e Vinícius de Moraes. Para estimular o interesse pelo gênero e mostrar o quanto a escrita livre pode ser prazerosa, a Casa da Educação começará este mês um novo projeto: o Clube dos Jovens Escritores. Os encontros ocorrerão às quartas-feiras, das 9h às 11h e a das 14h às 16h, na Casa da Educação Visconde de Mauá e serão direcionados para os alunos do ensino fundamental – do 5º ao 9º ano, matriculados nas escolas da rede municipal. As escolas já podem agendar a participação através do telefone: 2246- 8659.

“A rede municipal de Educação em Petrópolis conta com o reforço de polos de ensino que oferecem atividades extracurriculares para os alunos e a Casa da Educação é um ótimo exemplo disso. Nesse ano, aproximadamente mil alunos estão participando das oficinas e cursos na Casa e, como sempre, para 2019, a programação já conta com atividades diferenciadas. O Clube dos Jovens Escritores é uma dela. Uma ótima oportunidade de despertar nos jovens o gosto pela literatura e escrita, além de mostrar o quanto a poesia brasileira é rica”, disse o prefeito Bernardo Rossi.

Para a secretária de Educação, Marcia Palma, essa é mais uma oportunidade de atividade diferenciada para as escolas. “Os alunos adoram novidades e poder sair da escola para participar de atividades diferenciadas chama a atenção desses jovens que estão descobrindo seus interesses literários”, afirma Marcia Palma.

Os encontros serão ministrados pela professora e psicóloga Cristina de Vasconcellos Scudeze Einsfeld. “O saber do ler e escrever convencionalmente depende de um conjunto de fatores, um deles é a metodologia adotada pelo professor. O contato com a poesia, além de oportunizar ao aluno a capacidade de desenvolver a leitura, a escrita e a oralidade, abrirá espaço para a vivência de diversas emoções, tornando-os um ser humano sensível e hábil nas diversas situações cotidianas”, explica a professora.

Programação dos filmes em cartaz