Bom dia!           Terça 26/03/2019   06:57
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Notícias > Centro de Cultura recebe Exposição que representa o Empoderamento da Mulher e Valoriza a Beleza Negra vai até o dia 31/03
Centro de Cultura recebe Exposição que representa o Empoderamento da Mulher e Valoriza a Beleza Negra vai até o dia 31/03
“Luz Negra” conta com ensaio fotográfico de nu artístico

08/03/2019 - 11:42 -Aos 33 anos, a jornalista e modelo Elaine Vieira descobriu o poder e a beleza do seu corpo depois de um ensaio fotográfico de nu artístico, feito pela fotógrafa do Rio de Janeiro Paula Eliane.  Agora, no mês das mulheres, ela transformou suas fotografias em uma exposição que representa não só o empoderamento da mulher, como valoriza a beleza negra. A mostra “Luz Negra”, que conta com 30 fotografias, está em exposição na Galeria Van Dijk, no Centro de Cultura Raul de Leoni e tem entrada gratuita. Aberta nesta sexta-feira (08.03), a mostra fica até o dia 31 de março. A classificação é de 16 anos.

“Percebi que, com 33 anos, meu corpo é lindo. Antes eu não me enxergava assim, acredito que não parei para me observar, não observava meus traços, ‘só os defeitos’. Com as fotos vi quem realmente eu sou. A sensibilidade da fotógrafa destacou outros detalhes que antes eu não via”, explica a modelo, lembrando que após fazer as fotos, começou a notar o interesse também de outras mulheres.  “Vi que estava ali representando uma parcela do público que ainda vive os tabus da sociedade. Mulher, negra, careca, tatuada, com celulite, estrias, altura mediana. Essa é a nossa realidade que poucos estão acostumados a ver”, completou.   

As fotos foram feitas no mês passado e é uma forma de expressão, empoderamento e também de representatividade, valorizando a beleza negra, de acordo com Elaine: “Foi um jeito de mostrar que sou livre, e que diante de qualquer situação imposta pela sociedade tenho que me amar, e acima de tudo ser respeitada como mulher. Vejo um nu com sensualidade e sem vulgaridade. Fotografamos à noite e além da pouca iluminação, as fotografias tiveram um brilho que resultou neste ensaio maravilhoso”, destaca.  

Todas as fotografias são em preto e branco, o que dá um charme a mais para a mostra. A fotógrafa explorou jogos de luz e o resultado deverá encantar o público.

“O Centro de Cultura é um dos principais equipamentos culturais do município e é muito importante recebermos exposições como esta, que valorizam o poder da mulher, neste mês que comemoramos o dia delas”, frisa o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE), Marcelo Florencio.

A Galeria Van Dijk, fica no Centro de Cultura Raul de Leoni, na Praça Visconde de Mauá, 305, no Centro Histórico. A visitação pode ser feita de segunda-feira a sábado, de 10h às 17h.
Programação dos filmes em cartaz
Spa Serra Morena