Boa tarde!           Sábado 25/05/2019   17:04
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Notícias > Defesa Civil Cadastra 1.500 Pessoas no Whatsapp em três dias
Defesa Civil Cadastra 1.500 Pessoas no Whatsapp em três dias
Aplicativo é novo canal de comunicação para alertar a população sobre a possibilidade de chuvas fortes

15/02/2019 - 17:11 - A Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias já cadastrou 1.500 pessoas no canal via WhatsApp que alerta sobre a possibilidade de chuvas fortes em Petrópolis. O morador deve enviar uma mensagem para a Defesa Civil e cadastrar seu contato para receber os avisos e também a previsão de temporais. No entanto, os pedidos de vistoria, de informações e de aviso de perigo devem continuar sendo feitos pelo telefone 199 – totalmente gratuito. O número do WhatsApp é o (24) 98863-5497.

A comunicação pelo aplicativo foi apresentada na última quarta-feira (13.02) pelo prefeito Bernardo Rossi e pelo secretário de Defesa Civil, coronel Paulo Renato Vaz. A novidade possibilita que a população tenha acesso a previsão do tempo através de fontes oficiais, evitando que notícias falsas causem transtornos desnecessários.

“É fundamental que os moradores tenham acesso a informações seguras e o aplicativo permite isso. Também é mais uma forma da Defesa Civil estar próxima da população, além de estar cada dia mais presente nas comunidades”, destaca o prefeito Bernardo Rossi, ressaltando que o Whatsapp faz parte do conjunto de ações de prevenção aos desastres de origem natural do Plano Verão municipal.

“Também contamos com mais de 250 pessoas de 57 órgãos diferentes integrados e preparados para o atendimento da população em caso de ocorrência, dentro dos nossos planos de contingência, que organizam a pronta resposta”, garante o prefeito.

Além do serviço com mensagens via internet, segue disponível para a população o 40199, número da Defesa Civil Nacional, com alertas para todas as regiões do país com usuários se cadastrando através do CEP. O secretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias, coronel Paulo Renato Vaz, ressalta que todas as iniciativas são importantes na redução do risco de desastres.

“A nossa medida é simples, sem custos, que vai permitir que os moradores de Petrópolis tenham acesso a informação de maneira correta, por uma fonte oficial. Mas também é recomendável procurar por outros avisos, que são disponibilizados pelos governos estadual e federal”, disse Paulo Renato.

Gratuito para a população, o 199 continua sendo o número para a população solicitar vistorias, informações, ou relatar alguma ocorrência.   O número de WhatsApp da Defesa Civil funciona apenas para os alertas e a previsão de chuvas.
Programação dos filmes em cartaz