Boa tarde!           Terça 30/11/2021   12:50
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Saúde > ComSaúde destaca Ações que visam melhorar a Qualidade dos Serviços Públicos
ComSaúde destaca Ações que visam melhorar a Qualidade dos Serviços Públicos
Foram apresentadas propostas para avanços na rede de saúde pública

13/02/2019 - 17:41 - Em reunião extraordinária realizada nesta terça-feira (12.02) do Conselho Municipal de Saúde (Comsaúde) foram apresentados projetos já em andamento para o aprimoramento dos serviços na área de saúde e planejamento de ações a serem implantadas para a criação de políticas públicas. Na ocasião também foi aprovado o relatório apresentado pela Comissão de Saúde com informações sobre o funcionamento dos serviços oferecidos pela rede pública.

Um dos projetos aprovados foi o do aplicativo SUS Petrópolis que passou a estar disponível também para os dispositivos IOS. A ferramenta que funcionava no sistema Android, possibilita o acesso a informações sobre a rede pública de saúde. A nova formatação permite que um maior número de pessoas acesse o aplicativo. A ferramenta possibilita que o usuário da rede obtenha informações de como funcionam os serviços e o que é oferecido em cada uma das unidades da rede de saúde pública no município.

“É importante divulgar cada vez mais essa ferramenta que presta um serviço necessário para a população. Pelo aplicativo é possível saber quais unidades estão mais próximas, quais serviços são oferecidos, entre outros dados que ajudam a agilizar o atendimento”, destaca o prefeito Bernardo Rossi. A implantação do sistema pensou inclusive em prestar serviço aos turistas, que por meio de ferramenta, conseguem localizar a unidade de saúde mais próxima em caso de necessidade.

O aplicativo disponibiliza telefones e atalho para realizar ligações para unidades de emergência. “Essa ferramenta é um avanço. Em muito contribui com a população. Vamos continuar aprimorando esses serviços cada vez mais”, destaca a secretária de Saúde, Fabíola Heck, que enfatiza que a ferramenta foi elaborada sem custos para o município. “Esse é um projeto elaborado pela própria equipe da Secretaria. Estamos atuando para disseminar essa ferramenta para que a população tenha acesso”, ressalta.

O presidente do ComSaúde, Rogério Tosta, destaca a importância do instrumento que garante informação e auxilio aos usuários do SUS e a todos os petropolitanos. “Um dos pontos fundamentais é o fato dele ter sido elaborado e realizado pela equipe da Secretaria, não gerando custos extras. Mostra o comprometimento da atual equipe da Secretaria na busca de soluções que atendam aos petropolitanos”, ressalta.

Sobre as propostas apresentadas para o aprimoramento dos serviços da rede pública, o presidente do Conselho, destaca que compromisso dos conselheiros é buscar de uma saúde de qualidade. "Fica claro que o objetivo do Conselho e da Secretaria é mesmo melhorar a qualidade do atendimento para população e ampliar o acesso as informações".

Durante a reunião também foi apresentada a proposta de implantação de políticas públicas, para a proteção e melhoria da qualidade de vida da população da terceira idade. A partir da constatação do crescimento da população idosa, com o aumento da expectativa de vida, a Secretaria de Saúde projeta a criação de ações voltadas para o cuidado do idoso.  Uma delas é a criação do Conselho Municipal do Direito do Idoso. A proposta passará por avaliação do Comsaúde.

Os preparativos para a XVI Conferência Municipal de Saúde também foi assunto na reunião. O evento que será realizado nos dias 29 e 30 de março, pretende mobilizar a população a pensar os serviços de saúde pública oferecidos no município. Todas as discussões promovidas seguirão a linha do evento nacional, que tem o tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”.
Programação dos filmes em cartaz