Boa noite!           Quarta 13/11/2019   02:35
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Entretenimento > Eventos Variados > Literarte realiza ''Noite de Gala Acadêmica Portuguesa'' em Petrópolis - dia 22 a 24/02
Literarte realiza ''Noite de Gala Acadêmica Portuguesa'' em Petrópolis - dia 22 a 24/02
Evento será no dia 22 (sexta), com show de Eduardo Dusek

12/02/2019 - 10:54 - Importantes eventos culturais marcarão a  ''Noite de Gala Acadêmica Portuguesa'' da Associação Internacional de Escritores e Artistas - Literarte. O evento será no dia 22 de fevereiro, sexta-feira, no Castelo de Petrópolis, (Country Clube) a partir das 20h30, e terá show do cantor Eduardo Dusek e da banda A Conexão, assim como a presença de convidados especiais, entre eles o dramaturgo pernambucano Adriano Cabral.

Na ocasião haverá a entrega do Troféu Orgulho Acadêmico, que irá homenagear artistas que tiveram grande importância no Cenário Cultural Nacional e Internacional em 2018, assim como o Salão de Artes Literarte e a cerimônia de posse para novos integrantes do Núcleo Acadêmico de Letras e Artes de Portugal.

O Núcleo é uma confraria de intercâmbio cultural, entre entidades portuguesas e brasileiras, com o objetivo de promover a união cultural dos dois países e propagar a Língua Portuguesa. A representante do Núcleo no Brasil é a presidente da Literarte, Izabelle Valladares, e o presidente geral Dr. Diamantino Bártolo. 

Na mesma noite serão empossados novos membros acadêmicos, todos escolhidos por unanimidade. Outra  personalidade presente será a Desembaragadora Luislinda Valois, ex-Ministra do Estado de Direitos Humanos e primeira juíza negra do Brasil.

 No dia 23 (sábado) será realizada a Feira do Livro Double

Com uma programação diversificada, a Feira de Livro Double vai reunir grandes nomes da Literatura em palestras, aulas, apresentações de teatro e de música,  Picnic Cultural e lançamentos literários com presença de autores. 

Será uma feira do livro diferenciada, tendo como foco o contato do escritor com o leitor,  já com presença confirmada de mais de 50 escritores. 

O evento é uma iniciativa da Associação Internacional de Escritores e Artistas - Literarte, com o Núcleo Acadêmico de Letras e Artes de Portugal.

A Feira será aberta ao público e vai acontecer na Pousada Vila Jambo (Rua Nelson Silva, 90, no bairro Carangola), no sábado, dia 23, a partir das 14h; e no domingo, dia 24, às 9h, com meditação guiada sobre "Os caminhos da meditação coligada à natureza", com Izabelle Valladares, presidente da Literarte.

"A Feira está sendo muito esperada pelo público e o ponto forte é que a maioria dos livros que serão vendidos terão seus autores presentes. Serão dezenas de escritores vindos de toda parte do país com desejo de encontrarem seus leitores na Cidade Imperial", afirma Izabelle Valladares.

Programação:

Dia 23/2 – Sábado

14h- Acesso liberado ao público e palestra de abertura "Dom Pedro II - A face desconhecida de um dos primeiros ecologistas do Mundo", com a jornalista e escritora Lúcia Helena Issa.

14h30 - Performance do Casulo a Borboleta com a Borboleta Azul - Eva Potiguar

15h - palestra "Segredos da publicação na Amazon", com o best seller em livros digitais Marcelo Costa, autor do livro "4º Reich".

No Espaço Alternativo "Lounge Literário": Café com Letras - bate-papo entre leitor e autor. Mediação Angeli Rose

16h - abertura da programação infantil - contação de histórias com os atores Cláudia Mury, Eva Potiguar e Adriano Cabral (na compra de um livro, recebe o segundo de presente. As primeiras 30 crianças que chegarem antes das 16h recebem um kit de livros de presente).

16h - palestra "Amor: erotismo e perversão na lírica de Camões", com Ricardo Borges, Mestre em Letras.

17h - show de "Dois num Samba";

Picnic cultural (lanches grátis e bebidas pagas à parte); sarau e exposição de artes, com curadoria de Ítalo Clarindo.

19h30 - palestra "A influência da tradição no Teatro de Fernando Pessoa", com o Professor Rodrigo Xavier, da UFRJ.

20h - abertura do sarau poético com microfone aberto para quem quiser cantar ou declamar poesias.

Dia 24/2 - Domingo

9h - Meditação guiada -  tema: "Os caminhos da meditação coligada à natureza. (Os participantes devem levar canga ou toalha e vestir roupas claras para a atividade)
Programação dos filmes em cartaz