Bom dia!           Sexta 29/03/2024   09:50
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Esportes > Aulas de Ginástica do Agita Petrópolis promovem Saúde e Bem-Estar para Adultos e Idosos
Aulas de Ginástica do Agita Petrópolis promovem Saúde e Bem-Estar para Adultos e Idosos
O Governo Municipal quer combater o Sedentarismo democratizando o acesso ao Esporte

08/02/2019 - 19:01 - Uma turma animada de adultos e idosos do bairro Bataillard está em dia com a saúde: participam regularmente das aulas de ginástica do Agita Petrópolis. As atividades acontecem sempre às segundas e quintas-feiras, às 7h, na sede da associação de moradores ou na quadra comunitária do local, com o acompanhamento de um professor de educação física. Além de promover o bem-estar e trazer mais qualidade de vida, a intenção é incentivar a cidadania – os alunos da localidade fazem passeios pelos pontos turísticos da cidade, pelo menos, quatro vezes ao ano. Com a criação do programa, a prefeitura busca combater o sedentarismo, democratizando o acesso a prática de atividades físicas em todo o município.

“A criação do Agita Petrópolis foi um passo importante na redução do sedentarismo na nossa cidade. Precisamos manter a população da cidade mais ativa, promovendo mais saúde e qualidade de vida. Até o final do ano, vamos expandir o programa para mais bairros, aumentando o número de participantes”, garante o prefeito Bernardo Rossi.

Dados do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) mostram que a cada ano cerca de 300 mil brasileiros morreram em decorrência de doenças relacionadas à inatividade física. O levantamento mostra ainda que três em cada dez brasileiros na idade adulta praticam algum esporte com regularidade. Em Petrópolis, a prefeitura busca com as atividades do Agita que a cidade se torne exceção a realidade do país.

"O maior objetivo do programa é proporcionar atividade física gratuita, de qualidade e acessível, que proporcione qualidade de vida para a população. Vamos ampliar o número de pessoas atendidas pelo nosso programa ainda neste ano", disse Leandro Kronemberguer, superintendente de Esportes e Lazer.

Os benefícios para a saúde da prática regular de qualquer atividade física são notados logo nas primeiras aulas. Exemplo de garra e de superação, a dona de casa Rosângela de Abreu, de 49 anos, tem epilepsia e toma seis medicamentos controlados. “O lado direito do meu corpo ficou comprometido com as crises. Com as aulas, a minha coordenação motora melhorou significativamente, sempre com o apoio de um professor. Para a minha saúde, como um todo, foi excelente”, contou.

Outra beneficiada pelo programa no Bataillard, Edna da Costa, de 58 anos, é uma das alunas mais assíduas da turma e garante que nunca falta as aulas. Com mais disposição para encarar o dia a dia, ela ressalta a importância do Agita Petrópolis como socialização dos moradores. “A maioria dos participantes são idosos, que passam a maior parte do tempo sozinhos. Então além dos benefícios para a saúde, tem a questão social, que também é bastante importante. Por isso também a gente sempre promove passeios para o nosso grupo”, explicou.

Aos 70 anos, o aposentado Raimundo Delfino conta que trabalhava como pedreiro quando escorregou e machucou uma das pernas. Com as aulas de ginástica, ele garante que melhorou das dores e se sente mais seguro para fazer as suas atividades. “O corpo fica mais forte, a gente fica mais disposto. Foi muito importante ter entrado para o programa”, garantiu.

Além do núcleo no Bataillard, o Agita Petrópolis funciona em outros 13 bairros da cidade, atendendo a cerca de 1.200 pessoas de várias faixas etárias de forma regular. São aulas de ginástica, alongamento ou dança no Vila Rica, Bairro da Glória, Caxambu, São Sebastião, Alto da Serra, Retiro, Oswaldo Cruz e Madame Machado. No Meio da Serra e no Pedras Brancas, são turmas de futsal e no Siméria de futebol society. Na Estrada da Saudade, o basquete e o vôlei são as modalidades disponíveis. Os interessados em participar podem procurar a sede da Superintendência de Esportes e Lazer da cidade, que fica no Centro de Cultura Raul de Leoni, na Praça Visconde de Mauá, no Centro ou fazer contato com a unidade pelo telefone: 2233-1218.
Programação dos filmes em cartaz