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R$ 300 milhões foram injetados na Economia com o Natal Imperial
Próxima edição já tem data: 14 de novembro a 19 de janeiro

21/01/2019 - 22:51 - A decoração e iluminação do Natal Imperial começaram a ser desmontadas já nesta segunda-feira (21.01). Com mais de R$ 300 milhões injetados na economia, a festa se despediu no domingo (20), com mais um fim de semana movimentado em Petrópolis, assim como vinha acontecendo desde o início da festa, no dia 30 de novembro. Nesses 52 dias, mais de 450 mil pessoas passaram pelos espaços decorados e iluminados – que contaram com mais de 6 milhões de micro lâmpadas -, com turistas vindos dos quatro cantos do país. As mais de mil horas de programação, com shows como do padre Fábio de Melo, Roberta Miranda, Preta Gil, entre outros, foram um atrativo a mais para o público. A próxima edição já tem data marcada: será de 14 de novembro a 19 de janeiro.

Para que o Natal Imperial acontecesse foram aplicados R$ 3.930.00,00. O Ministério da Cultura autorizou a Prefeitura a contratar R$ 2.436.000,00 via Lei Rouanet e, desse valor, R$ 590.000,00 foram captados junto a patrocinadores. Parte do investimento foi feito em divulgação e publicidade da festa, dentro e fora da cidade. O evento, além de aquecer a economia com a vinda de turistas, gerou mais de 600 empregos com a instalação e manutenção da decoração e ainda centenas de empregos no trade turístico, como em restaurantes e hotéis, movimentando o setor de serviços do município.

“São 30 mil empregos diretos no comércio, restaurantes, hoteis e prestação de serviços. Petrópolis está mantendo esses empregos e ajudando a ampliar essas vagas. A vinda de milhares de turistas contribuiu para aquecer nossa economia, gerou empregou e mudou a realidade do trade turístico nesse período. Tudo isso retorna em recursos para a cidade, em todas as áreas, como saúde, educação, obras”, explica o prefeito Bernardo Rossi, lembrando que o Natal Imperial ainda significou muito mais: “Conseguimos resgatar o verdadeiro espírito do Natal, que é o nascimento do menino Jesus”.

O Natal Imperial terminou com shows durante o fim de semana na Praça da Liberdade e no Palácio de Cristal e ainda apresentações do Túnel de Luz, que, aliás, foi um dos pontos altos de toda decoração e sucesso do início ao fim. Esta edição também contou com novidades, como o show do acendimento, que aconteceu diariamente na Praça D. Pedro anunciando o acender das luzes em toda cidade. E ainda a Casa do Papai Noel, que foi instalada na Avenida Koeler, a gastronomia no Palácio de Cristal, entre outras. No domingo (20), quem encerrou a festa foi a cantora Anna Hannickel, que ainda contou com convidados ilustres, como a cantora mirim Valentina Francisco, finalista do The Voice Kids, da TV Globo, e Thales Gabrig, que está na atual disputa. “É um privilégio muito grande encerrar o Natal”, disse Thales.

“Adorei o show, nem a chuva desanimou, foi muito legal”, disse a manicure Luzia Mendes.

Pelos palcos do Natal passaram mais de 120 atrações da prefeitura. Foram mais de 250 apresentações do Túnel de Luz e 52 do show do acendimento. Em dezembro, os fins de semana também contaram com 5 espetáculos de projeção mapeada por dia nas fachadas do prédio da Câmara Municipal e da Universidade Católica de Petrópolis, na UCP do Relógio das Flores. Ainda em dezembro, 4 desfiles da Parada Iluminada foram realizados em plena Rua do Imperador, transformando a principal via do Centro Histórico em passarela para mais de 300 desfilantes, que ficaram responsáveis por contar a história de Natal.

O Natal do Sesc RJ e Senac RJ, parceiro do Natal Imperial, ainda contou com mais de 100 atrações em locais como o Sesc Quitandinha, Sesc Nogueira, Praça de Nogueira, Parque Municipal, em Itaipava, entre outros.        

Quem trabalha com o turismo em Petrópolis tem comemorado os bons resultados da festa. “Sou um dos guias mais antigos da cidade. Desses 34 anos no turismo receptivo aqui, o final de 2018, com o Natal Imperial, foi um dos que não somente eu, mas todos os guias de Petrópolis mais trabalharam. Tinha dia que a gente recebia três, quatros grupos e precisava até passar pra outros guias. Agora temos um governo que não só respeita, mas tem uma ideia não só da tradição, como do potencial turístico de Petrópolis. Temos que parabenizar toda essa equipe que trabalha nisso”, explica o guia de turismo José Pedro Soares, lembrando que até mesmo após o Natal o movimento continuou: “Posso dizer que o início de 2019 está fantástico, muito bom. Fins de semanas com hotéis cheios e bastante turistas procurando nosso Centro Histórico e distritos”.

Rede hoteleira cheia e comércio comemorando

Os fins de semana do Natal Imperial foram responsáveis por movimentar a rede hoteleira. Nos 52 dias de festa, foram 8 fins de semana com a maioria dos quartos preenchida. No Centro Histórico, a média da ocupação hoteleira se manteve acima dos 80% em todos os fins de semana de dezembro, e superior a 70% nos primeiros de janeiro. Entre os dias 7 e 9 de dezembro, por exemplo, o número chegou a 88%. Mas os números são altos desde o primeiro fim de semana, quando a ocupação chegou a 87%. Em toda a cidade, a média variou entre 62% e 82%. Até o último fim de semana chamou a atenção de turistas.

“Cheguei nos 45 do segundo tempo e adorei tudo. Vimos na internet a divulgação da festa, as fotos, e resolvemos vir. Está tudo maravilhoso. O Palácio, a árvore, tudo lindo. É uma pena ser o último dia”, disse a farmacêutica Sabrina Damaceno, que veio de Duque de Caxias especialmente para prestigiar a festa. Neste último fim de semana, de 18 a 20 de janeiro, a taxa da ocupação hoteleira no Centro Histórico chegou a 67% e 63% em toda cidade.
 
“Assim como a Bauernfest, o Natal Imperial se tornou um grande atrativo para os turistas. Expandimos a festa nesta segunda edição e comprovamos o potencial de Petrópolis no setor. Recebemos aqui pessoas de todos os lugares do país e até de fora. Os hotéis comemoraram seus quartos cheios em um período que não costumava ser tão bom. Conseguimos mudar a realidade do município fazendo de dezembro também alta temporada na Serra”, destaca o secretário da Turispetro, Marcelo Valente.

Com a cidade movimentada, quem também comemorou foi o comércio. Dentro da festa, por exemplo, as 12 barracas de artesanato faturaram com turistas passando durante todo o dia pelo Palácio de Cristal. Por lá, teve artesão que chegou a vender mais de R$ 7 mil. Por todo Centro Histórico, restaurantes, lojas, estacionamentos aumentaram o faturamento. Teve até quem precisasse contratar mais funcionários. Foi o caso da Petiscaria Imperial, que contou com novos trabalhadores. “O Natal Imperial sem dúvidas movimentou demais a economia da cidade, nós da Petiscaria Imperial tivemos que contratar oito funcionários para atender essa demanda no mês de dezembro, que aumentou em 15% do faturamento no meio dessa crise no país”, frisa.

“Os eventos são muito importantes para o desenvolvimento da cidade. A vinda de visitantes significa também a vinda de recursos e isso mexe com diversos setores, não só o turismo. O município como todo ganha”, frisa o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Fiorini.
Programação dos filmes em cartaz