Boa noite!           Terça 25/06/2019   18:36
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Meio Ambiente > Instaladas Placas de Sinalização em Cachoeiras do Bonfim e do Taquaril
Instaladas Placas de Sinalização em Cachoeiras do Bonfim e do Taquaril
Secretaria de Meio Ambiente já colocou cerca de 200 placas em toda a cidade

10/01/2019 - 15:08 - Alertar sobre os riscos existentes em cachoeiras e em áreas de preservação, conscientizando a população do descarte correto do lixo produzido em áreas verdes. Com esse objetivo, a Secretaria de Meio Ambiente segue instalando placas de sinalização e de orientação nestes locais. Nesta quinta-feira (10.01), as equipes estiveram no Poço do Tchê, no Bonfim, na Cachoeira do Taquaril e na Estrada do Taquaril – em uma área de preservação permanente, colocando o material nas regiões mapeadas. Cerca de 200 placas estão espalhadas pela cidade.

“Até o final do ano, vamos chegar a 400 placas instaladas por toda a cidade nesses locais. A proposta é conscientizar os frequentadores destes locais sobre os riscos existentes. O trabalho antecipado é fundamental para diminuirmos a quantidade de ocorrências”, destaca o prefeito Bernardo Rossi, garantindo que a ação é uma maneira de mostrar que o poder público também está presente nessas regiões.

No Poço do Tchê, houve a instalação de uma placa sobre os perigos daquela região, como os riscos de correntezas, pedras escorregadias e cuidado com as crianças. A pasta já havia colocado o material no local, mas a sinalização foi retirada. Segundo Renato Couto, secretário de Meio Ambiente, é importante que os frequentadores entendam a importância da orientação nestes ambientes.

"Retornamos após ao Poço do Tchê após a placa ter sido retirada. Estamos reforçando a ação, com o objetivo é conscientizar, alertar e educar sobre os perigos que as áreas podem apresentar para os usuários. Muitas pessoas não sabem que algumas práticas nesses locais, são bastante perigosas", explica Renato.

No Taquaril, o material foi colocado na cachoeira e também na Estrada do Taquaril, em um área de preservação permanente. O setor de Educação Ambiental tem mais de 70 trilhas catalogadas no município e 15 cachoeiras com boa acessibilidade. As trilhas do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, por exemplo, já são sinalizadas.

A instalação das placas pelo município segue um cronograma de ações do Projeto Inteligência Ambiental, do Setor de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente. O trabalho de conscientização acontece também nas escolas da rede municipal. A ideia é aproximar as crianças e os adolescentes dos espaços naturais do município e ensinar a importância da preservação ambiental.

“Vamos aumentar o número de escolas atendidas neste ano, aumentando também o número de alunos participantes. A ideia é cultivar nos jovens da cidade a cultura de preservar o meio ambiente. Acreditamos que as crianças tenham o poder de ensinar os seus familiares”, disse o secretário.

Instalação de placas em trilhas acontece no sábado no Rocio

Uma parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente, o Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE), através da Superintendência de Esportes e Lazer e o Centro Excursionista Petropolitano (CEP), vai realizar a instalação de placas de orientação na trilha do morro do Bonet, no Rocio, no próximo sábado (12.01). O mesmo material será colocado na trilha do Morro dos Palmares, em Araras, e na Pedra do Cortiço, no São Sebastião.
Programação dos filmes em cartaz