Boa noite!           Quarta 23/01/2019   05:35
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Notícias > Projetos e Cenário Agrícola do Município são Foco de Encontro com a Nova Direção da Emater-Rio
Projetos e Cenário Agrícola do Município são Foco de Encontro com a Nova Direção da Emater-Rio
09/01/2019 - 17:41 - Com 768 produtores rurais – identificados pelo Censo Agro 2018 – Petrópolis tem na produção rural uma vertente econômica importante para o município e o potencial do setor foi um dos assuntos abordados pela equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico durante uma reunião com o secretário Estadual de Abastecimento, Pecuária, Pesca e Agricultura, Eduardo Lopes, o diretor-presidente da Emater-Rio - o professor Sérgio Lemberck e o presidente da Fiperj (Fundação Instituto de Pesca), Vicenildo Medeiros. O encontro ocorreu na sede da Emater, em Niterói.

“O poder público vem avançando cada vez mais nesse setor com auxílio para os agricultores. Além da implantação polo do Senar no Hortomercado, já está em andamento o processo para compra de maquinário para fomento da produção e esses são pontos importantes para a agricultura como um todo. Agradeço muito a receptividade da nova direção da Emater e contamos com a colaboração para fortalecimento da agricultura do município”, afirma o prefeito Bernardo Rossi.

A reunião foi marcada por intermédio do vereador Antonio Brito e contou com a participação do subsecretário de Desenvolvimento Econômico de Petrópolis, Celso Meyer, e o diretor do Departamento de Agricultura, José Maurício Soares.

Na ocasião, o presidente da Emater garantiu a retomada do convênio da empresa pública com o município, o que vai garantir a assistência técnica de especialistas, para dar assistência aos produtores rurais de Petrópolis. Outra ação será o apoio para o desenvolvimento do turismo rural, para alavancar uma renda extra para os produtores.

“Essa foi a primeira aproximação com essa nova direção da Emater e foi muito importante poder mostrar o cenário agrícola do nosso município que tem tudo para avançar. Por isso mostramos os projetos em andamento, inclusive as ações feitas para fortalecer o interesse de venda de produtos para a alimentação escolar do município. A Emater tem o interesse de realizar outras ações em Petrópolis para fomentar o setor através de pesquisas e incentivo à agricultura com foco na sustentabilidade”, afirmou o diretor do Departamento de Agricultura da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, José Mauricio Soares”.

Outro ponto abordado no encontro por Vicenildo Medeiros, da Fiperj, foi a possibilidade de liberação dos especialistas da fundação para a capacitação técnica para desenvolvimento do pescado pelo pequeno produtor. No caso de Petrópolis, para a criação de tilápia e truta. Uma próxima reunião será agendada para discutir a estrutura necessária para a pratica da ação.

“Além de dar andamento aos assuntos abordados na reunião a agricultura está trabalhando para garantir as certificações necessárias para a venda de produtos petropolitanos em feiras fora da cidade. Temos uma mão de obra especializada que produz alimentos de boa qualidade e que podem elevar o nome da agricultura da nossa cidade em eventos em outros municípios e vamos continuar em 2019 fortalecendo esse ponto. O auxílio da Emater nos projetos será de fundamental importância”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Fiorini.
Spa Serra Morena