Bom dia!           Quarta 23/01/2019   06:19
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Atrativos Turísticos > Valorização do Museu Casa do Colono faz Atrativo aumentar em mais de 30% Número de Visitantes
Valorização do Museu Casa do Colono faz Atrativo aumentar em mais de 30% Número de Visitantes
09/01/2019 - 16:13 - Os projetos educativos, a aproximação com a comunidade, parcerias com a Secretaria Municipal de Educação e a Associação de Guias de Turismo de Petrópolis, campanhas de sensibilização e, além, é claro, do aumento no número de turistas circulando pela cidade são alguns dos motivos pelos quais o movimento no Museu Casa do Colono vem aumentando a cada ano. Se comparado a 2016, o atrativo registrou 32,7% a mais de visitantes em 2018. Já em relação ao ano anterior, 2017, foram 21,4% de aumento. Dedicado à preservação da cultura germânica na cidade, representando a maneira simples vivida pelos primeiros colonos alemães por aqui, a antiga casa do imigrante germânico Johann Gottlieb Kaiser – hoje um dos mais importantes atrativos do município - foi construída em 1847.

A herança deixada por esses colonos germânicos ainda é presença marcante na vida dos petropolitanos, que pode ser percebida nos nossos sobrenomes, nomes de ruas, bairros, na culinária, na arquitetura, nas manifestações culturais. “E o Museu Casa do Colono representa tudo isso. Nos mostra também como é importante preservarmos essa história, as raízes da cidade. Ficamos muito orgulhosos de ver que o movimento na casa vem aumentando. Mais do que um atrativo turístico, o museu é também de extrema importância educacional”, explica o prefeito Bernardo Rossi. 

Em 2018, 19.640 pessoas passaram pelo ponto turístico, sendo 12.912 de visitação escolar. Os meses mais movimentados ficaram entre junho e novembro, mas, por conta do Natal Imperial, também houve aumento no mês de dezembro, que passou de 372 visitas para 581 se comparado ao ano anterior. O mês de maior movimento foi outubro, com a visita de 2.965 pessoas. Em 2017, 16.178 visitantes passaram pela casa e em 2016 o número foi de 14.799.

“Ao manter programas estruturantes, relacionados à missão institucional de preservação, pesquisa, educação e comunicação do patrimônio cultural museológico, apoiado por projetos continuados (como o Projeto Educativo, Campanha de Sensibilização/Divulgação, Passaporte Cultural, Eventos Culturais e outros), o Museu Casa do Colono se fortalece como instituição à serviço da sociedade e do seu desenvolvimento, na democratização do acesso e promoção à cultura, e principalmente, na preservação e divulgação da história do município”, avalia a museóloga Ana Carolina Vieira.

Visitar o Museu Casa do Colono vai além de um simples passeio por um ponto turístico. Lá, o visitante é recebido com uma verdadeira aula de história. No local, estão mobiliário, utensílios de uso doméstico e de trabalho, reproduções fotográficas, quadros e objetos de uso pessoal que chegaram até o museu através de doações feitas pelos descendentes de colonos germânicos, além do apoio do Clube 29 de Junho, o Instituto Histórico de Petrópolis e o Museu Imperial com empréstimo de acervos. Entre as atividades oferecidas no atrativo está o projeto de contação de história “Minha Cidade tem História para Contar”, com a historiadora Vânia Nicolau, que leva o público a uma viagem no tempo de forma lúdica e interativa.

O Museu Casa do Colono fica na Rua Cristóvão Colombo, 1.034, na Castelânea. A visitação funciona de terça a domingo, das 8h30 às 16h, com entrada gratuita. Mais informações no telefone: (24) 2247-3715, ou e-mail: casadocolonomuseu@gmail.com.  
disque turismo
Spa Serra Morena