Boa tarde!           Terça 20/11/2018   17:47
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Notícias > Natal Imperial é lançado oficialmente em Petrópolis
Natal Imperial é lançado oficialmente em Petrópolis
Sesc e Sony Music são parcerias já confirmadas para a edição de 2018

Programação terá 1.000 horas de atrações e mais de 1.200 artistas envolvidos

07/11/2018 - 09:33 - As novidades que vão encantar o público de 30 de novembro a 20 de janeiro em Petrópolis foram apresentadas oficialmente, durante coletiva de imprensa para o lançamento do Natal Imperial,na manhã desta terça-feira (06.11), na Casa dos Conselhos. Sesc e Sony Music já são parcerias confirmadas para a edição deste ano, que inclui shows, concertos, iluminação com mais de 6 milhões de microlâmpadas, Túnel de Luz e ainda apresentações nas comunidades. Entre as novidades do evento estão pórticos decorativos em locais como o Valparaíso e a Rua Teresa, espetáculos diários anunciando o acender das luzes, novas fantasias e alegorias para as Paradas Iluminadas, chegada do Papai Noel, entre outras.

“É um desafio para nossa equipe – são 52 dias, mas é um evento que vai impulsionar nossa economia. Estamos aumentando o Natal Imperial a pedido da população, do turista, do comércio, do setor hoteleiro. O espírito do Natal já está envolvendo toda a cidade. Sem sombra de dúvidas a festa vai continuar sendo um grande sucesso. E é importante lembrar que o Natal do ano passado não tivemos ocorrências. E estamos trabalhando com todas as secretarias para que o mesmo se repita agora”, destacou o prefeito Bernardo Rossi.

Serão mais de 1.000 horas de programação e 1.200 artistas envolvidos. Em 2017, mais de 330 mil pessoas passaram pela festa e foram captados R$ 220 milhões pela economia da cidade. O objetivo este ano é superar esses números. A decoração especial, que inclui não só iluminação, como cenografia feita especialmente para o Natal Imperial, e ainda a programação deverão surpreender ainda mais turistas e petropolitanos. O destaque do ano passado, o Túnel de Luz da Rua 16 de Março, está de volta, maior e com equipamento ainda mais moderno.

Ainda na iluminação, entre as novidades está a Praça Dom Pedro, por exemplo, que terá diariamente, às 19h30, espetáculos anunciando o acender das luzes em toda cidade: um pequeno show ao vivo com atores petropolitanos. E as fachadas do Palácio Amarelo, a Câmara Municipal, e do prédio da Universidade Católica de Petrópolis (UCP) ganharão destaque especial com um vídeo mapping natalino, de sexta-feira a domingo. A decoração começa a ser instalada já na próxima segunda-feira (12.11).

O diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE), Leonardo Randolfo, explicou que Petrópolis foi buscar referências em experiências bem sucedidas, como a cidade de Gramado, e que vai manter tudo que foi sucesso em 2017. “Na próxima semana a cidade já vai começar a ver a movimentação com a montagem do Natal. Teremos muitas novidades e surpresas, algumas que só serão reveladas durante a festa”, disse.

Na música, entre os pontos altos está o Concerto Integração, que reúne, tradicionalmente, 500 vozes de diversos corais da cidade. Este ano, o evento acontece no Palácio Quitandinha, no dia 19 de dezembro.     Os concursos de vitrine e casa mais enfeitadas, a parceria com o Sesc, as apresentações de bandas e corais nas comunidades, atrações no Theatro D. Pedro, e diversas outras ações que foram sucesso no ano passado também estão na programação deste Natal.

Nas parcerias, o Sesc traz parte da programação cultural e a Sony Music vai ceder artistas de seu casting para shows e apresentações.

Paradas Iluminadas

Entre os pontos altos da programação de 2018 estão as Paradas Iluminadas, que mais uma vez transformam a Rua do Imperador, no Centro Histórico, em passarela para mais de 260 artistas. É um espetáculo a céu aberto, que acontece em todos os domingos de dezembro que antecedem o Natal (02,09,16 e 23), às 20h, com fantasias e alegorias novas, exclusivas, além de uma trilha sonora inspiradora, que levará o público a mergulhar nesse clima de encantamento.

Praças e pontos turísticos transformados em cenários

No Centro Histórico, um dos cenários principais é o Palácio de Cristal. Transformado em “Doce Natal”, o ponto turístico vai se tornar um verdadeiro paraíso das guloseimas, com doces, balas e pirulitos gigantes enfeitando os jardins do palácio. O lugar é palco de atrações como shows, concertos e atividades para as crianças. Já na gastronomia, a novidade este ano é a diversidade. As barracas de alimentação terão pratos inspirados nas culturas dos imigrantes que ajudaram a construir a cidade, como a alemã, italiana, japonesa, portuguesa, árabe, entre outras.

Já a Praça da Liberdade, que é chamada de “Vila Imperial”, receberá uma grande árvore de Natal e ainda servirá de palco para grandes shows, chegada do Papai Noel, atividades para as crianças e praça de alimentação. As atrações acontecerão todos os dias até o Natal.

Turismo preparado para os visitantes

Com a cidade vibrando com o Natal Imperial, a rede hoteleira do município se preparou para receber os visitantes. São 6.153 leitos à espera dos turistas, além de mais de 300 restaurantes, bares, pizzarias, bistrôs. Pólos gastronômicos também estarão envolvidos com a festa e terão cardápios e programação especiais.

“Centro Histórico e distritos estão animados com o Natal Imperial. O comércio já está se vestindo de Natal e todo trade turístico está preparado para receber os visitantes. Temos certeza de que será mais uma edição de sucesso e que vai atrair ainda mais turistas para a nossa cidade”, frisa o secretário da Turispetro, Marcelo Valente.

Os polos de moda da Rua Teresa e 16 de Março também terão decoração especial e ainda uma programação cultural para fazer os consumidores entrarem no clima da festa.

Spa Serra Morena