Boa tarde!           Terça 20/11/2018   17:18
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Notícias > Defesa Civil faz simulado para Órgãos Integrantes do Plano Verão Municipal - 22/11
Defesa Civil faz simulado para Órgãos Integrantes do Plano Verão Municipal - 22/11
Evacuação da Escola Municipal Vereador José Fernandes, no Alto da Serra, acontece no dia 22 de novembro

01/11/2018 - 16:47 - A Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias vai realizar um simulado na Escola Municipal Vereador José Fernandes, no Alto da Serra, no dia 22 de novembro. O treinamento realizado será a evacuação dos alunos em uma hipótese de deslizamento de terra, contando com o atendimento dos órgãos que fazem parte do Plano Verão municipal. O objetivo é preparar e organizar as equipes para o período de fortes chuvas, que começa em novembro e vai até meados de abril. O trabalho faz parte de um conjunto de ações da Defesa Civil como foco na prevenção aos desastres de origem natural.

Desde o início da gestão do prefeito Bernardo Rossi, as ações e o investimento da prefeitura tem foco na redução do risco de desastres. No último verão, o governo municipal colocou em funcionamento as sirenes que ficam na região do Vale do Cuiabá – Gentio e Buraco do Sapo. Também reorganizou os pontos de apoio do município: agora são 21 locais, atendendo a todas as regiões que contam com o conjunto de sirenes.

“É fundamental que os órgãos de resposta da cidade estejam preparadas para o período de fortes chuvas. Estamos empenhados em reunir cada vez mais informações sobre os riscos da cidade, reforçando as ações no eixo operacional, com treinamentos e simulados. Após o lançamento da versão atualizada do Plano Verão municipal, as equipes estarão ainda mais prontas para trabalhar em conjunto", pontua o prefeito Bernardo Rossi.

O simulado faz parte do trabalho de atualização do Plano Verão municipal. Os números mostram a necessidade dessa ação: no último verão, os índices de chuva cresceram 120% e a quantidade de ocorrências registradas subiu 48%. O plano determina a função de cada órgão nos atendimentos ocasionados pelas fortes chuvas em cima das principais ameaças desta estação: deslizamento de solo ou rocha, inundações, rolamento de blocos rochosos, vendavais e tempestades de raios.

“O treinamento vai servir para colocar em prática o que está sendo atualizado no Plano Verão municipal. Vamos usar o cenário de chuva contínua, seguido por um deslizamento de terra. Nossa equipe vai organizar o acionamento dos órgãos responsáveis pela resposta no momento do desastre. O simulado é fundamental para que os órgãos estejam prontos caso seja necessário durante o atendimento durante a estação”, afirma o secretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias, coronel Paulo Renato Vaz.

A atualização do Plano Verão municipal acontece em cima das cinco principais ameaças da estação: deslizamentos de terra, inundações, rolamentos de blocos rochosos, vendaval e tempestades de raio. O lançamento do plano acontece no dia 28 de novembro, na Casa dos Conselhos Augusto Zanatta.

“O objetivo é que Petrópolis passe a ser reconhecida como a cidade da prevenção de desastres. Dessa maneira, em conjunto com a população, a gente se torna uma cidade mais segura e menos vulnerável aos desastres de origem natural. Esperamos passar pelo verão com o menor número de ocorrências possível”, afirma o secretário de Defesa Civil.
Spa Serra Morena