Boa tarde!           Terça 30/11/2021   12:18
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Saúde > Hospital SMH realiza procedimento inédito no Estado do Rio
Hospital SMH realiza procedimento inédito no Estado do Rio
Médicos utilizaram novo material para tratar paciente com aneurisma de aorta abdominal.

19/10/2018 - 15:18 - A equipe de cirurgia vascular do Hospital SMH – Beneficência Portuguesa de Petrópolis realizou um procedimento inédito no Estado do Rio. A cirurgia minimamente invasiva foi feita neste mês de outubro em um paciente com aneurisma de aorta abdominal.

O tratamento endovascular utiliza uma endoprótese para reforçar a parede da aorta (maior e mais importante artéria do corpo humano) na região do abdômen. Segundo o cirurgião vascular Marcus Vinicius Teles Ventura, o objetivo é evitar a ruptura do aneurisma.

“Este paciente já tinha colocado uma prótese, mas ela saiu do lugar. Utilizamos, então, o que há de mais moderno para fixar novamente a prótese, fazendo com que o sangue passe apenas por dentro dela”, explica o cirurgião.

O material usado pela equipe do Hospital SMH chegou há poucos meses no Brasil e é chamado endoâncora. Marcus Vinicius revela que são pequenos parafusos que medem apenas quatro milímetros.

“O procedimento durou três horas e foram colocadas dez endoâncoras”, disse o cirurgião sobre a intervenção realizada no dia 9 no setor de hemodinâmica do SMH.

A equipe médica que participou do procedimento foi composta também pelos cirurgiões vasculares Tiago Coutas (SMH), João Alberto Fay (SMH) e Jong Hun Park (Hospital Sírio Libanês, em São Paulo).
Programação dos filmes em cartaz