Bom dia!           Terça 30/11/2021   11:35
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Saúde > Palestra sobre o Câncer de Mama reforça em Trajano Campanha Outubro Rosa
Palestra sobre o Câncer de Mama reforça em Trajano Campanha Outubro Rosa
17/10/2018 - 10:26 - Se toca! Vamos falar de Prevenção? Outubro Rosa, uma campanha para tocar fundo no peito: essa foi à frase usada no panfleto distribuído a população, e que foi usado para abrir a palestra sobre a conscientização de prevenção contra o câncer de mama em Trajano de Moraes. A ação foi uma iniciativa da prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizada na Policlínica Doutor Augusto Lengrumber, no Centro da cidade. O movimento reuniu um público curioso sobre o caso.

Na década de 1990, nasceu o movimento conhecido como Outubro Rosa, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Em Trajano de Moraes, o secretário municipal de Saúde, Lucas Esteves explica que o município promove desde que o prefeito Rodrigo Viana e o vice Jorge Diniz assumiram a gestão pública em 2017, eventos voltados para a explicação técnicas, debates e apresentações sobre o tema, assim como produz materiais explicativos e outros recursos educativos para disseminar informações sobre prevenção e detecção precoce da doença no município.

Este ano, quem ministrou a palestra foi o médico ginecologista Gerdal Signorelli. Ele atende toda semana na unidade de saúde do município, e falou sobre a importância de descobrir o problema precocemente. “Tão temido quanto frequente o Câncer de Mama tem maiores chances de tratamento e cura quando detectado na fase inicial, por isso a campanha tanto divulga a importância do auto- exame da mama, bem como, a necessidade do exame de mamografia. Por isso é importante o autoexame”, disse o médico.

Parece estranho, só que não. O câncer de mama pode aparecer em homens também. Porém, as maiores atingidas são mulheres, que são alcançadas inclusive na beleza, na autoestima, na alegria, no medo de perder a vida ou o viço. “Quero agradecer a toda equipe da saúde pelo empenho, carinho e total dedicação em preparar um momento tão importante como este. Obrigado! Infelizmente o câncer de mama, é uma doença de causa multifatorial e que não aparece de um dia para o outro, por isso é importante o exame”, comentou o secretário Lucas Esteves,

Embora tenha fatores genéticos envolvidos, muito se sabe que grande parte dos cânceres se relaciona fortemente com fatores ambientais e estilo de vida, além de alimentação indevida. “O movimento ajuda a conscientizar as mulheres acerca da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e também a desmistificação da doença, pois quanto mais falamos, mais sabemos lidar e mais encontramos apoio”, concluiu Lucas Esteves.

Programação dos filmes em cartaz