Boa tarde!           Domingo 18/08/2019   14:40
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Entretenimento > Eventos Permanentes > Pedido de Retorno: Sobre a Festa de S. Pedro de Alcântara dia 16 a 21/10
Pedido de Retorno: Sobre a Festa de S. Pedro de Alcântara dia 16 a 21/10
15/09/2018 - 17:01 - Petrópolis celebra São Pedro de Alcântara a Semana do Padroeiro teve início na terça-feira, 16, e vai até domingo, 21, com gastronomia diversificada, apresentações musicais e convite à admiração e santidade.

Na sexta-feira 19 /10 é dia do Padroeiro de Petrópolis, São Pedro de Alcântara, e tem festa na cidade para celebrar e divulgar o santo padroeiro do Brasil. A programação começou na terça-feira, 16, com o Tríduo, e vai até domingo, 21. Quem passar pela Catedral, no Centro de Petrópolis, encontrará, de 19 a 21/10,
barracas de comidas típicas de Minas Gerais e Rio Grande do Sul, Alemanha, Espanha, Itália e Portugal, em uma praça de alimentação montada na área externa da
igreja.

Segundo o Pároco da Catedral, Pe. Adenilson Silva Ferreira, a festa do Padroeiro manifesta duas realidades que se complementam: a dimensão espiritual presente nas celebrações litúrgicas e a dimensão social na festa de barracas que favorece a união dos paroquianos e a confraternização das demais pessoas.

Lembrou ainda que, no ano de 2002, quando Pe. Jac criou a festa de Barracas com comidas típicas de alguns países e estados do nosso Brasil, queria retornar com a festa da Amizade que há muito tempo não acontecia na cidade. A Festa do Padroeiro acontece num novo formato, mas conserva a mesma estrutura.

PROGRAMAÇÃO

Terça (16), quarta (17) e quinta (18), Pe. Adenilson celebra o Tríduo do Padroeiro, às 19h30, com foco em oração e penitência; caridade e humildade.

Na sexta-feira (19), às 8h, haverá missa com benção dos doentes e, às 19h30, missa solene e procissão.

Domingo (21), às 15h, quem encerra o festejo é o Concerto do Coral de Órgãos com Benedito Rosa e a apresentação do Coral Municipal de Petrópolis, regido por Marco Aurélio Lischt.

A Festa do Padroeiro já faz parte do calendário oficial de eventos de Petrópolis e este ano a organização espera cinco mil visitantes no local. A verba arrecadada servirá à caridade e manutenção da Catedral.

QUEM FOI SÃO PEDRO DE ALCÂNTARA

De origem espanhola, da ordem franciscana, era o santo de devoção da família imperial. 

São Pedro de Alcântara viveu em meio à decadência moral e espiritual daquela época e abraçou o ideal de Santidade numa vida marcada por intensa experiência de oração, penitência e caridade.

Sacerdote zeloso, pastor de almas, dedicava-se à pregação e impressionava a todos com seu eloquente testemunho. Tendo conhecido Santa Teresa d’Ávila, orientou-a em sua vida espiritual e na Reforma da Ordem Carmelita.

Adepto ao pouco descanso, o Santo dormia muito pouco para dedicar-se à oração e, quando dormia, o fazia sentado no chão e encostado na parede, tendo se tornado, por isso, o padroeiro dos vigilantes noturnos.

Eram comuns em sua vida as penitências corporais e os muitos jejuns: de tão magro, seu corpo chegou a ser comparado ao tronco de uma árvore.

Programação dos filmes em cartaz