Boa noite!           Domingo 27/09/2020   01:04
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Meio Ambiente > Programa Limpa Rio vai atender a Córrego Vermelho e Caixa D'água em Trajano de Moraes
Programa Limpa Rio vai atender a Córrego Vermelho e Caixa D'água em Trajano de Moraes
02/10/2018 - 11:41 - O Programa Limpa Rio vai retornar ao município de Trajano de Moraes com máquina e equipe. Desta vez a operação será na localidade de Caixa D’água e Córrego Vermelho. Esses locais concentram muitos leitos de córregos, rios e nascentes. O secretário municipal do Meio Ambiente, Murilo Felix e o engenheiro do Instituto Estadual do Ambiente – Inea, Ricardo Ferreira, vistoriaram os pontos onde serão feitos os serviços nesta primeira fase da operação. A meta é deixar todo o acesso livre, por conta das chuvas de verão.

Em Trajano de Moraes, a máquina já efetuou serviços em Nova Esperança, Centro, Represa, Caixa D’água, Visconde de Imbé, Barra dos Passos, Brasília e Monte Café. O programa Limpa Rios é um serviço do Governo do Estado do Rio de Janeiro em parceria com a prefeitura de Trajano de Moraes, através do Instituto Estadual do Ambiente – Inea para beneficiar a população.

De acordo com o Murilo Felix durante a operação, parte da vegetação dos rios é retirada para que a máquina chegue ao local de limpeza. “Após a retirada do lixo, areia e lama acumulados no leito, que prejudicam a vida destes corpos hídricos a prefeitura mantém os locais com reparos. Aqui em Córrego Vermelho, por exemplo, vamos retirar essa vegetação que atrapalha o fluxo normal da água”, explicou

O objetivo dessa parceria da prefeitura com o Instituto Estadual do Ambiente – Inea é minimizar as enchentes que ocorrem sempre que os rios recebem um volume grande de águas, por conta das chuvas. “O município não possui equipamentos para fazer este tipo de serviço, e também não possui recursos financeiros para pagar ou terceirizar, se não for com a ajuda do Estado. É por isso que o prefeito Rodrigo Viana esta sempre no Rio de Janeiro e em Brasília pedindo ajuda para a nossa cidade, e os resultados dessa luta diária estão chegando”, concluiu o secretário.

Programação dos filmes em cartaz