Boa noite!           Terça 07/12/2021   02:58
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Saúde > HAC tem mais 10 leitos de maternidade e ultrassonografia 24 horas por dia
HAC tem mais 10 leitos de maternidade e ultrassonografia 24 horas por dia
22/09/2018 - 08:16 - Abertura de mais 10 leitos de maternidade, nova escala de plantão médico para ultrassonografias, mudanças de fluxos e projetos de ampliação. Estas foram algumas das melhorias apresentadas pela Secretaria de Saúde e a Direção do Hospital Alcides Carneiro (HAC), em reunião, nesta sexta-feira (21.09) ao juiz Alexandre Teixeira, da Vara da Infância e Juventude e do Idoso da Comarca de Petrópolis. A decisão sobre a ação socioeducativa proposta pelo Ministério Público e Defensoria Pública foi adiada em mais 30 dias e uma nova reunião será realizada.

“Estou muito satisfeito com o que foi apresentado aqui. Entendo que, agora, cabe às partes sentarem e chegarem a um acordo. Vejo avanços e um cenário positivo. Acho pertinente que estejamos suspendendo a Ação por mais trinta dias para dar, justamente, o tempo necessário para que as partes possam dialogar e chegar a uma definição”, disse o juiz Alexandre Teixeira de Souza.

Em agosto, a unidade abriu mais 10 leitos de internação de maternidade. A especialidade, que contava com 44 leitos, passou a ter 54, no último dia 3 de agosto. Com a mudança, a maternidade do HAC baixou de mais de 100% de ocupação, que era a média neste ano, para 85,5%.

“A taxa de ocupação vinha se mantendo acima dos 100%, como foi no caso de abril, por exemplo, quando tivemos uma ocupação de 113%. Com mais leitos reduzimos o percentual e conquistamos mais tranqüilidade no acolhimento”, disse o diretor técnico, Daniel Falcone, responsável por elaborar a apresentação.

Foi apresentada, também, a escala de plantonistas de ultrassonografia. Desde terça-feira (19.09), a unidade conta com um quadro de profissionais recrutados para atender as demandas de ultrassom ginecológica e obstétrica integralmente. Os profissionais já estão atuando 24 horas por dia, sete dias por semana.

“Já estamos montando um cronograma que vai possibilitar um mutirão de procedimentos ginecológicos, com o objetivo de reduzir a fila de pessoas que estão esperando. Vai ser um dia inteiro do próximo mês, como forma, também, de incentivo à Saúde da Mulher, pelo OutubroRosa”, destacou diretor presidente do Hospital Alcides Carneiro, Filipe Furtuna.

Melhoria no funcionamento da maternidade de alto risco também foi um dos pontos apresentados na reunião. Há cinco anos sendo o único hospital a realizar partos pela rede pública, no município, a unidade faz, em média, atendimento a 1,4 mil pacientes por mês. Foi explicado como é o fluxo completo, desde a entrada da paciente até a liberação. A Direção do HAC já implementou, desde o mês passado, a emissão de um resumo de atendimento para todas pacientes da maternidade que tivessem alta hospitalar.

A planta e projeto de ampliação também foram mostrados ao juízo. A obra, no valor de R$ 12 milhões, inclui aquisição de gerador; ampliação da central de esterilização de materiais, Casa de Partos, reforma das enfermarias de clínica cirúrgica feminina e clínicas médicas feminina e masculina, reforma dos corredores, reforma da enfermaria de ginecologia, obra para ampliação da Unidade Pós Cirúrgica e de ampliação da urgência. Após o encontro, os participantes realizaram uma visita aos setores.

Também já foram feitas as primeiras melhorias no setor de urgência. Nas primeiras intervenções, foram feitos consertos nas instalações, novas pinturas e reformas no banheiro, com troca de chuveiro, sanitários e pia. A sala de avaliação e observação amarela foi a primeira a receber as reformas. O espaço está em fase de transição para funcionar como atendimento de urgência pediátrica, em local de fácil acesso, no térreo do prédio.São mais de 4 mil pessoas por mês que passam pela urgência do HAC em média, sendo quase 40% de pediatria.

“Importante este diálogo para que possamos mostrar o que está sendo feito pela Saúde no município e absorver sugestões para ampliação do serviço. O Serviço de Urgência de Itaipava já está sendo planejado e vem para reforçar o atendimento da população, principalmente a do distrito. Estamos empenhados em prestar os esclarecimentos necessários”, disse a secretária interina de Saúde, Fabiola Heck.

Participaram também da reunião o ex-secretário de Saúde, Silmar Fortes, que colaborou na elaboração dos projetos e melhorias, o presidente do Inpas, Fernando Fortes, o procurador do município, Sebastião Médici, o procurador adjunto de Suporte à Saúde, Anderson Moraes Garcia, o promotor de Justiça da 2ª Promotoria de Justiça da Infância e Juventude da Comarca de Petrópolis, Odilon Lisboa Medeiros, e o defensor público Rômulo Souza de Araújo, titular da Vara de Infância, Juventude e Idoso.
Programação dos filmes em cartaz