Boa noite!           Terça 30/11/2021   18:10
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Saúde > Campanha contra Sarampo e Poliomielite vai até sábado (22.09)
Campanha contra Sarampo e Poliomielite vai até sábado (22.09)
Quatro postos vão atender a população no último dia da campanha

20/09/2018 - 18:17 - A Secretaria de Saúde segue vacinando crianças de um a menores de cinco anos, público alvo da Campanha de Vacinação contra Sarampo e Poliomielite. A Campanha vai até sábado (22.09). A imunização estará disponível nas 15 salas de vacinação do município nesta sexta-feira (21.09) e, no sábado, quatro unidades vão funcionar: Centro de Saúde Coletiva, UBS Quitandinha e Itaipava e a sala da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica, que fica ao lado do Hospital Municipal Doutor Nelson de Sá Earp.

“São 15 os postos que aplicaram as vacinas de segunda à sexta-feira durante a campanha e devemos reforçar a importância que tem a de os pais levarem os filhos para vacinar. Estes são os últimos dias. O responsável deve levar a caderneta de vacinação”, destacou a secretária interina de Saúde, Fabiola Heck.

A estimativa da Secretaria de Saúde é que 14 mil crianças sejam imunizadas até o fim da campanha. Até esta semana, 80% deste público foram vacinados contra as duas doenças. Foram mais de 11 mil doses aplicadas no município desde o dia 6 de agosto, quando foi iniciada a Campanha em todo o país.

“Pela imunização de rotina, a vacina triviral deve ter primeira dose aplicada quando completado um ano de vida, com reforço com um ano e três meses. Quem não está no público alvo da campanha e já tem doses de acordo com o calendário de vacinas não precisa ser vacinado novamente”, explicou a diretora de Vigilância em Saúde, Elisabeth Wildberger. A aplicação da triviral fechou o ano passado com 73% de cobertura e contra a poliomielite com 71%.

O Brasil não registra casos de poliomielite desde 1990. No entanto, apesar da erradicação ter sido feita há 28 anos, o país mantém a vacina no calendário nacional. Quanto ao sarampo, há 26 anos Petrópolis não registra casos da doença. Este ano, 18 casos foram confirmados no estado, sendo 15 na cidade do Rio, dois em Duque de Caxias e um em Niterói.

“Acho que é uma questão de responsabilidade levar meu filho para vacinar. É um jeito de eu me sentir tranquila de que ele vai estar imunizado contra muitas doenças. Não sabemos o que pode acontecer no futuro e devemos ter atenção, para evitar que doenças que parecem erradicadas acabem voltando”, disse a dona de casa Jessica Lopes, de 25 anos. Ela levou o filho, Felipe, de um ano, para vacinar no Centro de Saúde.

No sábado (22.09), as quatro salas de vacina vão funcionar das 8 às 16h.

Veja a lista com as 15 salas que participam da Campanha até esta sexta-feira (21.09):

PSF Alto da Serra
PSF Posse
PSF São Sebastião

UBS Alto Independência
UBS Morin
UBS Mosela
UBS Itaipava
UBS Pedro do Rio
UBS Quitandinha
UBS Retiro

Centro de Saúde Coletiva
Centro de Saúde no Itamarati

Ambulatório Escola
Epidemiologia (ao lado do Hospital Municipal Doutor Nelson de Sá Earp)
Hospital Alcides Carneiro (HAC)
Programação dos filmes em cartaz