Boa noite!           Segunda 17/02/2020   19:05
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Esporte e Lazer > Yoga, Acupuntura, Shiatsu e Shantala farão parte das Atividades nas Academias de Saúde
Yoga, Acupuntura, Shiatsu e Shantala farão parte das Atividades nas Academias de Saúde
17/09/2018 - 17:55 - As academias da Saúde do município vão passar a contar, a partir desta terça-feira (18.09), com as Práticas Integrativas e Complementares de Saúde (PICS), que são procedimentos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais oferecidos pelo Sistema Único de Saúde. São exemplos destas práticas atividades como yoga, acupuntura, shiatsu e shantala, por exemplo. Estes tratamentos ajudam a melhorar quadro de doenças e dar mais qualidade de vida.

“Estas terapias são bastante conhecidas e ajudam a trabalhar a prevenção à Saúde. Já realizamos este tipo de prevenção fomentando o incentivo à atividade física nas quatro academias da Saúde e, agora, temos este estímulo, promovendo estas práticas integrativas e dando acesso para quem não tem condições de buscá-las em um espaço privado”, disse a secretária de Saúde interina, Fabiola Heck.

Para que as atividades pudessem se tornar realidade nas academias da Saúde, a Secretaria de Saúde assinou um convênio com a Associação Petropolitana de Profissionais de Práticas Integrativas Complementares de Saúde (APPPics). A APPPics vai disponibilizar profissionais para atender as quatro academias com sete práticas: yoga, shiatsu, acupuntura, fitoterapia, florais, shantala e terapia comunitária integrativa.

“A implantação das PICS no município vem ao encontro de um desejo, tanto da população, que nas duas últimas conferências municipais de Saúde já incluíram na pauta a implementação e integração destas práticas na rede pública, como do ex-secretário Silmar Fortes, que, quando vereador, já havia criado um grupo para discutir as formas como iríamos implantar as PICS em Petrópolis. Com a assinatura deste convênio, de fato, a APPPics vai poder oferecer para a população as sete práticas integrativas”, disse o presidente da APPPics, Jorge Ponce.

A primeira Academia a contar com o serviço vai ser a do Vale do Carangola. As inscrições estão abertas. Para participar, basta procurar a unidade, com documentos pessoais (RG ou CPF). Na quarta, os trabalhos vão ter início na Academia da Saúde do Castelo São Manoel. As práticas são totalmente gratuitas.

“A ideia é que, com a implantação destas práticas na rede pública, a gente consiga fazer um trabalho de caráter de prevenção de doenças, de promoção da Saúde, focalizando a ideia de “cuidado de si”, que consideramos um aprendizado fundamental. Todos estamos muito satisfeitos. Esta implantação transforma o município numa vanguarda em termos de estado, pois é a única cidade do estado a disponibilizar sete práticas integrativas em sua rede pública”, completou Ponce.

O município conta com quatro academias da Saúde. Além do Vale do Carangola e Castelo São Manoel, há, ainda, as unidades do Parque Cremerie e do Parque Municipal de Itaipava. Atualmente, cerca de 200 pessoas são atendidas com aulas de ginástica, alongamento, karatê, capoeira e zumba, entre outras atividades.
Programação dos filmes em cartaz