Boa noite!           Domingo 07/03/2021   19:35
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Transporte > DETRAN - Ação Conjunta entre Detran e a Biblioteca Parque Estadual abre Celebração da Semana Nacional de Trânsito
DETRAN - Ação Conjunta entre Detran e a Biblioteca Parque Estadual abre Celebração da Semana Nacional de Trânsito
17/09/2018 - 17:34 - O Detran abre nesta terça-feira (10/09), na Biblioteca Parque Estadual, as celebrações pela Semana Nacional do Trânsito, que este ano tem o tema: Nós Somos o Trânsito”. De amanhã até o dia 25/09, de segunda à sexta e das 10h às 17h, serão realizadas atividades educativas e ações lúdicas na biblioteca, para alertar crianças, adolescentes e jovens sobre os riscos do trânsito, que é responsável por cerca de 60 mil mortes anualmente. 

Entre as ações do circuito interativo estão programadas sessões do CineDetran, jogo da memória, oficina de música com o Coral Canta Detran, jogo de tabuleiro humano, sessão de pintura e palestra sobre trânsito responsável. Os visitantes da exposição montada pelo Detran na Biblioteca Parque poderão acompanhar também a exibição de vídeos educativos. Uma outra atividade mostra – de forma lúdica – o quanto é perigosa a mistura de celular com direção.

Além do circuito interativo na biblioteca, o Detran vai realizar blitzes educativas em parceria com a Operação Lei Seca, em áreas da Capital, para alertar sobre a importância do respeito às leis do trânsito, sobre os riscos da mistura de álcool e direção, a importância do uso do cinto de segurança, inclusive pelo carona, e também sobre os cuidados com a segurança dos próprios veículos.

Outra frente de conscientização serão as palestras educativas feitas em empresas, entre os dias 20 e 25 de setembro. No dia 21, próxima sexta-feira, as crianças serão o principal público alvo de uma ação lúdica educativa programada para começar às 9h, no Engenhão, e que vai ensinar as formas, significados e cores das placas mais utilizadas no trânsito, além do semáforo e da faixa de pedestres.

No sábado, data que marca o Dia Mundial sem Carro, estão previstos um passeio ciclístico entre a Praça Saens Pena (na Tijuca) e a Praça Quinze, e a realização de blitz educativa para pedestres e ciclistas.  

Nos dias 24 e 25 de setembro, o Detran vai promover o Seminário “Nós somos o trânsito – um trânsito melhor no futuro”, das 10h às 16h30, na Biblioteca Parque Estadual, onde serão discutidas ações para tornar o trânsito melhor e menos violento no futuro, com participação de representantes do Detran e de instituições públicas e privadas.

PROGRAMAÇÃO:

Biblioteca Parque Estadual

Entre 18 e 25 de setembro, das 10h às 17h

Palestras, vídeos educativos, oficinas para crianças, jovens e adolescentes, jogo interativo sobre o risco da combinação entre celular e direção, exposição sobre a história do trânsito e sua evolução, painel interativo, distribuição de material educativo.

Dias 24 e 25 de setembro: Seminário “Nós somos o trânsito - um transito melhor no futuro”, das 10h às 16h30

Blitzes Educativas:

Entre 18 a 25 de setembro, em diferentes pontos da cidade do Rio. A ação é em parceria com a Operação Lei Seca e terá distribuição de material educativo. 

Dia 21 de setembro: ação lúdica educativa no Engenhão, das 9h às 13h. O evento é voltado para crianças e será distribuído material educativo 

Dia Mundial sem Carro: 

22 de setembro - Passeio ciclístico da Praça Saes Pena à Praça Quinze, das 9h às 13h, com distribuição de material educativo

Dias 20 e 25: Palestras "Trânsito seguro, compromisso de todos", em empresas
Programação dos filmes em cartaz