Boa noite!           Sexta 19/04/2024   20:03
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Esportes > Petrópolis aumenta Oferta de Atividades Físicas para Combater o Sedentarismo
Petrópolis aumenta Oferta de Atividades Físicas para Combater o Sedentarismo
Estudo apresentado nesta semana pela Organização Mundial da Saúde mostra que o sedentarismo afeta metade da população brasileira

Desde o ano passado, a prefeitura vem oferecendo atividades físicas gratuitas para manter a população mais ativa

16/09/2018 - 09:11 - Com o objetivo de combater o sedentarismo – que cresce em todo o mundo - a prefeitura está aumentando a oferta de atividades físicas nos bairros da cidade. Somente no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) de Petrópolis, que fica no Caxambu, são 12 modalidades esportivas gratuitas para a população, todas com vagas abertas para novos alunos. Para as crianças e os adolescentes, são oferecidas aulas gratuitas de futsal, vôlei, handebol, basquete, basquete 3x3, jiu-jitsu, muay thai, karatê e capoeira, de segunda à sexta-feira, de 10h às 18h. Para os adultos, existem turmas de dança, ginástica e alongamento as segundas, terças, quintas e sextas, a partir das 18h30. O Agita Petrópolis, que funciona em 13 bairros com aulas de ginástica e dança, também segue com as inscrições gratuitas abertas, assim como a Escolinha oficial de basquete do Flamengo, na Fábrica do Saber. Toda a programação esportiva do município está disponível no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br).

 “Vamos atender cerca de duas mil pessoas com atividades esportivas gratuitas até o final do ano só no Centro de Iniciação ao Esporte”, garante o prefeito Bernardo Rossi, lembrando ainda que o governo municipal oferece outras ações gratuitas nos bairros, como o Agita Petrópolis, o Festival das Comunidades e o Programa de Esporte e Lazer da Cidade (PELC).

“O esporte é uma ferramenta importante na prevenção de doenças, garantindo mais saúde, bem-estar e qualidade de vida para a população. Desde o início do nosso governo, criamos uma série de ações para atender a todos os distritos, com atividades para crianças e adultos. A proposta é manter a população ativa, na contramão do sedentarismo”, completa o prefeito.

Um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS), apresentado nesta semana, mostra que o sedentarismo no mundo cresceu nos últimos 15 anos. A pesquisa levou em conta dados de 2001 até 2016 de vários países, incluindo o Brasil. No território brasileiro, cerca de 47% da população não se exercita o suficiente. Os números preocupam, mas a prefeitura trabalha para oferecer ainda mais opções para os moradores da cidade. As aulas do Agita Petrópolis, por exemplo, acontecem em 13 bairros regularmente.

“Queremos democratizar as atividades físicas. A ideia é o acesso ao esporte para todos. É fundamental para saúde, que as pessoas pratiquem exercícios, é sinônimo de bem-estar, e esse é o nosso objetivo, levar as ações para todas as comunidades”, explica o superintendente de Esportes de Lazer, Hingo Hammes.    

 “Ampliamos o Agita Petrópolis para o Bairro da Glória e para o Alto da Serra no segundo semestre. Estamos trabalhando para oferecer o programa em mais comunidades até o final do ano”, garante Hingo.

Os esforços do município foram reconhecidos pelo Ministério dos Esportes. O Programa de Esporte e Lazer da Cidade (PELC) foi prorrogado por mais cinco meses na cidade por causa da avaliação positiva do governo federal, já que a prefeitura cumpriu com todo o cronograma de eventos. O PELC atende regularmente na cidade 1.200 alunos em três núcleos: Posse, Quitandinha, no Espírito Santo, e Carangola.

“Conseguimos a prorrogação do projeto graças a uma série de fatores: a avaliação do Governo Federal de que o programa está funcionando de maneira correta, aliado aos esforços da prefeitura e dos agentes nos núcleos, promovendo o acesso a diversas atividades físicas e de lazer. Trabalhamos, antes de tudo, na formação dos jovens e só depois pensamos em possíveis talentos ou em atletas de alto rendimento”, explica Hingo

Voltado para crianças e adolescentes, o Festival das Comunidades atendeu cerca de mil jovens. O programa já foi realizado em oito locais: Comunidade do Alemão, São Sebastião, João de Deus, Oswaldo Cruz, Chácara Flora, Gaspar Gonçalves, Boa Vista e Alberto de Oliveira. Até o final do ano, a prefeitura vai atender a mais de duas mil pessoas, somente com a programação esportiva do festival. A próxima ação será realizada no Alto da Derrubada, no dia 29 de setembro.

“A adesão da população ao Festival das Comunidades tem sido grande, com um retorno bastante positivo de todas as comunidades visitadas até agora. O programa é uma recomendação do prefeito Bernardo Rossi, com o objetivo de estimular a prática de atividades físicas, começando pelos nossos jovens. Também é uma maneira de encontrarmos novos talentos”, disse Hingo.

Os interessados em participar das atividades podem procurar a sede da Superintendência de Esportes e Lazer da cidade, que fica no Centro de Cultura Raul de Leoni, na Praça Visconde de Mauá, no Centro ou fazer contato com a unidade pelo telefone: 2233-1218.  
Programação dos filmes em cartaz