Boa noite!           Sexta 29/03/2024   04:54
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Esportes > Estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino visitam Game XP
Estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino visitam Game XP
Ao todo, cerca de 1.500 alunos, de 20 municípios do Rio de Janeiro, participarão do maior evento de jogos eletrônicos da América Latina

06/09/2018 - 18:45 - A Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) e a Secretaria de Estado de Cultura levarão cerca de 1.500 alunos, de 20 municípios do Rio de Janeiro, principalmente do interior, ao Game XP. Nesta quinta-feira (06/09), estudantes de diversas cidades estiveram no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, e vivenciaram as atrações do maior evento de jogos eletrônicos da América Latina.

Alunos da capital, de Duque de Caxias, São João de Meriti, Itaperuna, Valença, Petrópolis, São Pedro da Aldeia e outros municípios visitarão o espaço. Gustavo Xavier Branco, de 17 anos, estudante do Centro Interescolar de Agropecuária José Francisco Lippi, de Teresópolis, era um dos jovens empolgados com o evento. Ao lado de seus parceiros de games, ele revelou que estava ansioso em participar da iniciativa e conhecer outros jogos eletrônicos.

De Itatiaia, na Região Sul Fluminense, a aluna Bruna Marques, que estuda no Ciep 488 - Ezequiel Freire, declarou que seus primos a estimularam a jogar games e que participar do evento será uma boa oportunidade para conhecer novas tecnologias e jogos.  

Vinícius Agrícola Barcelos, de 19 anos, do Colégio Estadual José Leite Lopes, localizado no bairro Tijuca, que integra o Núcleo Avançado em Educação (Nave), aguardava o momento de entrar nas arenas onde o evento está sendo realizado. Pela segunda vez participando do Game XP, o jovem também afirmou que vivenciar o universo dos jogos possibilita o conhecimento de uma “cultura diferente”.

Para os alunos do Colégio Estadual Almirante Rodrigues Silva, de Valença, participar do Game XP será uma novidade. Segundo a professora de Artes, Aline Crespo, que acompanhava os estudantes, a escola levará os conhecimentos sobre o universo dos games em atividades pedagógicas, especialmente nas disciplinas de Empreendedorismo, em que os jovens poderão simular situações e utilizar jogos eletrônicos para agregar conhecimentos nesta área.

– Ano passado, levamos milhares de alunos ao Game XP. Essa experiência permitiu que os alunos associassem o conhecimento dos jogos às atividades pedagógicas, principalmente por meio da gamificação (prática de aplicar mecânicas de jogos em outras áreas visando aumentar o engajamento e despertar a curiosidade), como a criação de aplicativos voltados às atividades escolares até o desenvolvimento de jogos eletrônicos que auxiliam no aprendizado – disse o secretário de Estado de Educação, Wagner Victer, que compareceu ao evento.

Ainda de acordo com o secretário, o bom resultado dessa primeira iniciativa realizada em 2017 pode ser visto este ano, por exemplo, na participação dos alunos do Colégio Estadual José Leite Lopes, que forma técnicos em jogos eletrônicos, que foram convidados para apresentar as experiências desenvolvidas na escola por meio da gamificação. Em uma das arenas, o público poderá conhecer jogos criados pelos estudantes.

O Game XP será realizado até o dia 9 de setembro. Os ingressos para as escolas da rede estadual de ensino foram fornecidos por meio de uma parceria entre as Secretarias de Educação e de Cultura e a organização do evento. 
Programação dos filmes em cartaz