Boa noite!           Quarta 27/10/2021   19:42
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Música > Sanfonada Brasileira reúne Grandes Nomes do Forró no Sesc Quitandinha
Sanfonada Brasileira reúne Grandes Nomes do Forró no Sesc Quitandinha
De agosto a dezembro, Petrópolis entra na rota nacional do forró de raiz com encontros musicais e debates

22/08/2018 - 14:21 - A cidade de Petrópolis vai ganhar, nos próximos meses, cinco edições do projeto Sanfonada Brasileira que reúne, em apresentações musicais, artistas relevantes do forró do Rio de Janeiro e de todo o Brasil. A programação, toda gratuita, também conta com debates pautados no tema da cultura regional e, em paralelo, com a criação de uma orquestra sanfônica em Petrópolis.

O primeiro encontro do projeto acontecerá no domingo, 26 de agosto, a partir das 11h no Lago do Palácio Quitandinha e recebe os convidados mais que especiais: Léo Rugero (sanfona de 8 baixos), Durval Pereira (zabumba), Rosemere do Acordeon (sanfona), George Marley (triangulo e voz) e Guilherme Mará (sanfonas).

Após edições no Sertão do Cariri – CE e na cidade do Rio de Janeiro, o projeto Sanfonada Brasileira, através do Núcleo de Pesquisa e Expressão da Sanfona de 8 Baixos do Brasil, chega à sua terceira edição dedicada ao universo do forró, entre os meses de agosto a dezembro de 2018, e conta com a participação de sanfoneiros e sanfoneiras, cantoras e cantores, percussionistas e representantes da cultura nordestina no Estado do Rio de Janeiro.

Com apresentação e condução de Guilherme Mará, cada edição abordará aspectos diferentes do universo da sanfona nordestina, suas bases culturais e regionais, sempre com muita música e alegria, apresentando o forró como uma festa de confraternização e dança. A história do Forró, os diferentes estilos e repertórios, a sua evolução ao longo do tempo, a relação com a juventude atual, entre outros temas, farão parte desses encontros.

O projeto tem como objetivo identificar, incentivar e estimular os sanfoneiros e tocadores de 8 baixos da região de Petrópolis e arredores, facilitando a troca de experiências, fornecendo conteúdo didático e vivencial, assim como divulgar e fortalecer o movimento da cultura nordestina na cidade de Petrópolis.

A Sanfonada Brasileira conta com o incentivo e o apoio do SESC RJ.

Serviço:

Evento: Sanfonada Brasileira em Petrópolis
Data: 26/08 
Horário: às 11h
Classificação: Livre

Local: Lago do Sesc Quitandinha 
Endereço: Avenida Joaquim Rolla, 2 
Tel.: 
Bairro: Quitandinha
Cidade: Petropólis
Entrada Franca                  
Programação dos filmes em cartaz